AÇORES REFORÇAM APOSTA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA IMIGRANTES

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, presidiu esta quinta-feira a uma reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração (CCRAI), onde a formação profissional para imigrantes foi o principal tema em debate. A reunião abordou também as mais recentes estatísticas sobre cidadãos estrangeiros residentes no arquipélago, assim como o balanço dos Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas realizados em 2024.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, setores como a hotelaria, a construção civil e a agricultura enfrentam dificuldades na captação de mão-de-obra. No final da reunião, Paulo Estêvão destacou o papel que os imigrantes podem desempenhar para suprir esta necessidade.

“Da parte dos Açores, existe neste momento uma grande preocupação em criar as condições para que os emigrantes tenham aqui condições de trabalho”, afirmou o governante, sublinhando a importância de uma estratégia que promova a integração laboral e social dos imigrantes.

O CCRAI, criado em 2002, tem como missão colaborar na implementação de políticas de integração social dos imigrantes, combater discriminações e promover a igualdade de oportunidades. O órgão consultivo integra representantes de diversas entidades regionais, incluindo direções regionais, associações de imigrantes, forças de segurança e instituições de solidariedade social, assegurando uma abordagem concertada na definição de medidas e ações para melhorar as condições de vida dos cidadãos estrangeiros residentes no arquipélago.

© GRA | Foto: JF | PE