
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou terça-feira na reunião com o Conselho de Ilha da Graciosa, no âmbito da visita estatutária à ilha, sublinhando a importância do diálogo e da cooperação com a comunidade local. O encontro, classificado pelo governante como “muito produtivo”, permitiu ao executivo regional prestar esclarecimentos sobre as questões apresentadas no memorando entregue pelo Conselho de Ilha, segundo uma nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional.
José Manuel Bolieiro manifestou satisfação com a solução encontrada para a concessão e exploração das Termas do Carapacho, um projeto que visa potenciar o turismo termal e de bem-estar na região. “Ao concessionar aquele espaço, estamos a fazer das Termas do Carapacho uma âncora do turismo termal e de bem-estar nos Açores, com tratamentos de saúde e não apenas um espaço de spa e lazer”, afirmou o Presidente do Governo, citado na nota de imprensa.
O governante destacou ainda os investimentos em curso na ilha, nomeadamente na área da habitação, que, mesmo sem carência habitacional, “é geradora de oportunidades para a fixação da população”. Na saúde, assinalou a ampliação do edifício do Centro de Saúde da Graciosa para a instalação de um equipamento de TAC e respetivos apoios, bem como o lançamento da primeira pedra da empreitada de remodelação do Centro de Saúde de Santa Cruz, onde será instalada uma Estrutura Residencial para Idosos, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.
No setor agropecuário, Bolieiro enalteceu a certificação internacional em Bem-Estar Animal Welfair do matadouro da ilha, um reconhecimento que reforça a qualidade e sustentabilidade da produção local. O líder do executivo açoriano recordou ainda investimentos estruturantes para a Graciosa, como o novo edifício do Terminal do aeródromo e o Projeto de Execução da Marina da Barra, cuja obra será executada pela Câmara Municipal de Santa Cruz no âmbito do contrato ARAAL.
Em resposta às preocupações manifestadas pelos conselheiros, o Presidente do Governo assegurou que o executivo está atento a diversas questões, como o troço da rede viária entre Santa Cruz e São Mateus, que contará com um investimento superior a dois milhões de euros. Relativamente ao funcionamento da Escola Básica e Secundária da Graciosa, garantiu que esta é uma responsabilidade partilhada entre a escola e o Governo, que continuará a prestar o devido acompanhamento.
No que diz respeito ao transporte marítimo de animais vivos, uma preocupação expressa pelos produtores, Bolieiro garantiu que estão a ser feitos esforços para aumentar a regularidade das viagens. “Estamos a trabalhar para que o transporte marítimo de gado vivo passe de quinzenal para semanal, garantindo maior previsibilidade e melhores condições para os produtores”, referiu.
O Presidente do Governo reafirmou o compromisso do executivo açoriano com a ilha Graciosa, salientando a importância da transparência, do diálogo e da colaboração. “O Governo dos Açores é um parceiro da Graciosa, e tudo faremos para continuar a responder às necessidades da ilha e da sua população”, concluiu.
© GRA | Foto: MM | PE
