GOVERNO DOS AÇORES LANÇA CONCURSO PARA CONSTRUÇÃO DE TRÊS MORADIAS NA GRACIOSA FINANCIADAS PELO PRR

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou terça-feira o lançamento de um concurso público para a construção de três moradias na ilha Graciosa, num investimento de 720 mil euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.

As habitações, de tipologia T3, serão edificadas em lotes infraestruturados na Graciosa, nomeadamente nos lotes 1 e 8 do Loteamento da Rua Barão Fonte do Mato, na freguesia de São Mateus, e no lote 4 do Loteamento das Dores, na freguesia de Santa Cruz da Graciosa. A empreitada terá um prazo de execução de até 420 dias e será adjudicada com base na proposta economicamente mais vantajosa, seguindo a modalidade de multifator.

Paralelamente, o Governo dos Açores irá desenvolver o projeto de construção das infraestruturas da segunda fase do loteamento da Rua Barão Fonte do Mato, também em São Mateus. Este projeto, que será financiado por fundos europeus, nomeadamente pelo PRR, terá um prazo de execução de 50 dias e visa planear as infraestruturas necessárias para futuras construções habitacionais. A Direção Regional da Habitação será responsável pela contratação do serviço de elaboração do projeto.

José Manuel Bolieiro destacou que 80% dos concursos lançados no âmbito do PRR para habitação na Região Autónoma dos Açores já estão cumpridos, sublinhando o compromisso do Governo Regional em garantir habitação condigna e reforçar a oferta habitacional. “Estamos a cumprir com os compromissos assumidos e a proporcionar melhores condições de vida às famílias açorianas”, afirmou o líder do executivo açoriano, citado na nota de imprensa.

O Presidente do Governo reconheceu os desafios relacionados com a escassez de mão de obra, a disponibilidade de materiais e os custos associados, mas expressou satisfação com os avanços obtidos. “Apesar das dificuldades, estamos a conseguir excelentes resultados, demonstrando a capacidade de resiliência e execução do nosso Governo”, sublinhou.

No âmbito do PRR, a Direção Regional da Habitação já concluiu a requalificação de cinco imóveis na ilha Graciosa, num investimento de 259.205,77 euros (acrescido de IVA). Esta ação integra-se no esforço do Governo dos Açores para promover a fixação populacional através da melhoria do parque habitacional e do incentivo à construção de novas moradias.

“O nosso objetivo é assegurar uma oferta habitacional que permita a fixação da população, garantindo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, concluiu José Manuel Bolieiro.

© GRA | Foto: MM | PE