
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu esta quarta-feira à cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de remodelação do Centro de Saúde de Santa Cruz, na ilha Graciosa. O edifício será adaptado para acolher uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), num investimento total de 1,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A informação foi divulgada numa nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, visa garantir uma nova funcionalidade para o edifício, evitando a sua degradação e reforçando a resposta social na região. “Em vez de uma opção de risco, que seria o abandono e a transformação em ruína, apostámos na refuncionalização do edifício, tornando-o um complemento à estrutura residencial para idosos de Santa Cruz da Graciosa”, afirmou Bolieiro durante a cerimónia.
A remodelação do antigo Centro de Saúde terá capacidade para 14 utentes e está prevista para começar em maio de 2025, com um prazo de execução de 360 dias. Além desta intervenção, o Governo dos Açores anunciou a ampliação do edifício do Centro de Saúde da Ilha Graciosa, que permitirá a instalação de um equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) e respetivos apoios. Esta ampliação, que aumentará a área total do edifício para 1.770 metros quadrados, representa um investimento de 448 mil euros e terá um prazo de execução de 180 dias.
Bolieiro destacou a importância destes investimentos, sublinhando que “não só damos resposta com este investimento, como garantimos disponibilidade futura”. O líder do executivo açoriano reforçou ainda que o seu governo “tem vindo a desenvolver uma estratégia de desenvolvimento das unidades de saúde em todas as ilhas, reformando a capacidade instalada com equipamentos”.
Durante a visita estatutária à ilha Graciosa, que terminou esta quarta-feira, foram também entregues duas viaturas elétricas de nove lugares no âmbito do programa Gerações em Movimento (GERMOV): uma à Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia e outra à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.
© GRA | Foto: MM | PE
