
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reforçou esta quarta-feira o compromisso do executivo com a modernização dos serviços públicos e a valorização da fileira da carne e do bem-estar animal, durante a visita estatutária à ilha Graciosa. As declarações foram feitas no âmbito da inauguração da nova Loja RIAC-RIAE de Santa Cruz da Graciosa, um projeto que centraliza os serviços da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) e da Rede Integrada de Apoio ao Empresário (RIAE). A informação foi divulgada numa nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.
Com um investimento superior a 10 mil euros, a nova infraestrutura permitirá uma poupança anual de cerca de 8.400 euros, promovendo uma maior eficiência na gestão dos recursos públicos. O projeto insere-se na estratégia de uniformização e modernização dos serviços públicos na Região, estando prevista a inauguração de mais duas lojas RIAC-RIAE, nas ilhas de Santa Maria e Faial. “Queremos um governo de proximidade, que compreenda as especificidades de cada realidade e que, para além de responder às necessidades, saiba aproveitar as oportunidades”, afirmou Bolieiro, sublinhando a importância de garantir serviços de qualidade para todos os açorianos.

Durante a visita, o líder do executivo açoriano esteve também no matadouro da ilha, com vista à obtenção do certificado internacional de Bem-Estar Animal Welfair. Atualmente, oito dos matadouros da Rede Regional de Abate já estão certificados, refletindo o compromisso da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação com a melhoria das boas práticas no setor. O Governo dos Açores tem vindo a investir na modernização das infraestruturas de abate, assegurando padrões elevados de segurança alimentar e qualidade na carne produzida na Região.
“Este certificado garante a qualidade daquilo que temos nos Açores, acrescentando valor à cadeia de produção e reforçando a nossa imagem de marca no respeito pelo bem-estar animal”, destacou Bolieiro, reconhecendo o trabalho conjunto entre o Governo e os produtores locais. O selo “Welfare Quality” constitui uma mais-valia para a fileira da carne, alinhando a produção regional com as exigências dos consumidores que privilegiam o consumo ético e sustentável.
© GRA | Fotos: MM | PE
