DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DOS AÇORES ESCLARECE DADOS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Direção Regional de Saúde dos Açores emitiu terça-feira um esclarecimento, através de uma nota à imprensa, sobre os números da vacinação contra a gripe na região, face a notícias recentes que terão gerado confusão. A entidade sublinha que os dados apresentados no último relatório do Vacinómetro® para a época 2024/2025 não refletem a taxa de cobertura vacinal, mas sim uma percentagem de pessoas inquiridas aleatoriamente durante a quarta vaga de análise. A mesma nota destaca que, a 26 de novembro de 2024, o terceiro relatório indicava que 62,5% da população açoriana com 65 anos ou mais tinha sido vacinada, um valor que poderia variar consoante a amostra.

A Direção Regional de Saúde explica que a avaliação da taxa de cobertura vacinal é cumulativa, ou seja, baseia-se na soma de todas as doses administradas ao longo da época de vacinação. Na época anterior (2023/2024), 54,68% da população açoriana com 65 anos ou mais foi vacinada contra a gripe. Atualmente, na época 2024/2025, que ainda está em curso, a taxa de cobertura é de 54,83%, podendo aumentar ou estagnar até 31 de março, data que marca o fim da campanha.

Para a atual época de vacinação, foram adquiridas 33.595 vacinas contra a gripe, das quais já foram administradas 30.642. A nota à imprensa refere ainda que a região mantém uma margem de manobra para solicitar quantidades adicionais de vacinas, caso necessário. A campanha de vacinação sazonal contra a gripe é planeada anualmente com base na situação epidemiológica e nas diretrizes da Direção-Geral da Saúde, adaptando-se às especificidades regionais.

A estratégia de vacinação nos Açores inclui a administração de vacinas nas Unidades de Saúde de Ilha, que identificam os utentes elegíveis e utilizam métodos de agendamento e convocatória. Em alguns casos, as unidades podem optar pelo regime de Casa Aberta, dependendo da capacidade instalada. Paralelamente, os utentes podem solicitar o agendamento da vacinação nos Centros de Saúde ou Núcleos de Saúde Familiar da sua área de residência.

Pela primeira vez, a campanha incluiu também a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório, uma das principais causas de surtos epidémicos em crianças com menos de 12 meses. Foram adquiridas 2.435 unidades para este fim. Até à data, nasceram 888 crianças nos hospitais dos Açores, das quais 98% (870) foram imunizadas em contexto hospitalar. As crianças nascidas antes do início da campanha foram vacinadas nos Cuidados de Saúde Primários.

A Direção Regional de Saúde reitera o apelo à população para que todas as pessoas elegíveis se vacinem, protegendo a sua saúde e a dos que as rodeiam. A nota conclui que a gestão prospetiva da gripe sazonal continua a ser uma prioridade, com o objetivo de garantir a proteção da saúde pública na região.

© GRA | PE