
O Município da Praia da Vitória está a apoiar a implementação de um projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória, uma iniciativa que abrange cerca de 20 crianças com necessidades educativas especiais, com idades entre os quatro e os nove anos, ao longo do presente ano letivo. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, numa nota de imprensa.
O Vice-Presidente da autarquia e responsável pela pasta da Educação, Ricky Baptista, destacou a importância de uma “estratégia municipal de proximidade com a comunidade escolar” para consolidar uma “ação educativa e diversificada”. “Este Projeto de Hipoterapia é mais um exemplo de um esforço conjunto entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a nossa comunidade escolar. Estamos perante uma resposta alternativa para as necessidades de cada aluno, sendo que este método conta já com provas dadas e resultados positivos na promoção do desenvolvimento dos alunos que revelam necessidades no campo cognitivo, emocional”, explicou o autarca, citado na nota de imprensa.
A hipoterapia, uma terapia assistida por cavalos, tem sido reconhecida pelos seus benefícios no estímulo físico e na interação social, funcionando como um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula. “A terapia assistida por animais, como é o caso da hipoterapia, é um recurso cada vez mais procurado, quer pelo estímulo físico, quer pela componente de interação social que transfere a cada aluno, tendo ainda a vantagem de poder ser implementada como complemento do trabalho de sala de aula, indo além do habitual modelo de ensino”, sublinhou Ricky Baptista.
O projeto, que conta com o apoio do Município da Praia da Vitória, visa proporcionar uma experiência educativa diferenciada e inclusiva, promovendo o desenvolvimento integral das crianças com necessidades educativas especiais. A iniciativa reforça o compromisso da autarquia com a criação de respostas adaptadas às necessidades da comunidade escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do sucesso educativo dos alunos.
© GC-CMPV | Fotos: GC-MPV | PE



