VILA DO PORTO RECEBE CONCERTO DE JAZZ NO ÂMBITO DO PROJETO “JAZZ NAS ILHAS/ANGRAJAZZ 25 ANOS”

O Município de Vila do Porto vai acolher o concerto “Sofia Dutra Trio” no dia 8 de março, pelas 21h30, na Igreja Nossa Senhora da Vitória. O evento insere-se no projeto “Jazz Nas Ilhas/Angrajazz 25 anos”, uma iniciativa que celebra o quarto de século da Associação Cultural Angrajazz, segundo nota de imprensa divulgada terça-feira pelo Município mariense.

De acordo com a mesma fonte, esta itinerância comemorativa permite levar a riqueza do jazz a diferentes ilhas dos Açores, contribuindo para a diversidade artística da região. A autarquia destaca a importância do projeto para a cultura regional e nacional, salientando o compromisso de Vila do Porto em promover espetáculos de qualidade e aproximar a comunidade das novas gerações de músicos de jazz.

A iniciativa visa ainda consolidar o concelho como um polo de eventos culturais de relevo nos Açores, proporcionando ao público local uma experiência musical enriquecedora. Mais do que um concerto, esta é uma oportunidade de celebração da cultura e de inspiração para a comunidade mariense.

SOFIA DUTRA TRIO

Dona de um timbre de voz inconfundível, com predominância nos registos médio e grave, Sofia Dutra, natural da ilha Terceira, é autodidata no canto, na guitarra e no ukulele.

Em 2016, recebeu o primeiro convite para atuar em nome próprio, no âmbito da inauguração da Re.act – Refunction Art Gallery, onde se fez acompanhar pelo músico Paulo Cunha na guitarra e no contrabaixo. Em 2019, integrou o “Sofia Dutra Trio”, constituído, para além da Sofia na voz e no ukulele, pelos músicos Paulo Cunha e Duarte Silva, na guitarra/contrabaixo e bateria/percussão, respetivamente – formação que prevalece até à atualidade e que reflete o seu gosto musical eclético através da interpretação de temas que vão desde o estilo jazz à morna, passando pela música soul e a bossa nova.

2021 marca o início do seu contacto mais próximo com o mundo do jazz, que começou com a participação no evento “Jazz na rua” e culminou com a abertura das comemorações do Dia Internacional do Jazz em 2023.

© CMVP | Imagem: CMVP | PE