UNIDADE DE SAÚDE DA ILHA TERCEIRA REFORÇADA COM NOVOS EQUIPAMENTOS DE RAIO-X

A Unidade de Saúde da Ilha Terceira foi recentemente equipada com dois novos aparelhos de Raio-X, num investimento total de 450 mil euros, anunciou esta terça-feira a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social. Os novos equipamentos substituem os anteriores, que tinham cerca de 20 anos e estavam “completamente obsoletos”, segundo a secretária regional Mónica Seidi, citada em nota de imprensa.

Além da aquisição dos equipamentos, o investimento incluiu pequenas obras de adaptação das instalações para a sua instalação. Mónica Seidi sublinhou que este reforço “demonstra o empenho nos cuidados de saúde prestados aos terceirenses, tanto no concelho de Angra do Heroísmo como no da Praia da Vitória”.

A governante destacou ainda o impacto positivo do investimento na atividade assistencial da unidade, com um “aumento significativo” no número de consultas médicas, de enfermagem, de psicologia e de medicina dentária. “Ao nível das consultas médicas, por exemplo, estamos acima das 90 mil, e nas de enfermagem acima das 198 mil, que é um número extraordinário, apenas possível com o esforço dos profissionais de saúde”, afirmou.

Mónica Seidi vincou que estes resultados refletem uma estratégia que combina investimento em equipamentos com o reforço de recursos humanos. “Acreditamos não apenas no investimento em equipamentos, mas, acima de tudo, num investimento muito sério nas pessoas”, disse, referindo a contratação de profissionais de saúde, nomeadamente psicólogos.

A secretária regional anunciou ainda a contratação de mais um médico de família, o que permitirá a abertura do segundo Núcleo de Saúde Familiar na Ribeirinha, seguindo o modelo já implementado em São Sebastião, São Mateus e Lajes. Além disso, destacou a presença diária de mais uma enfermeira na freguesia da Feteira, que, desde 10 de fevereiro, já realizou 57 atendimentos, melhorando significativamente os cuidados de saúde de proximidade naquela localidade.

Este conjunto de medidas reforça a aposta do Governo Regional na modernização dos serviços de saúde e na melhoria da assistência médica prestada à população da Ilha Terceira, garantindo maior qualidade e eficiência no atendimento.

© GRA | PE