PRAIA AMBIENTE ALERTA PARA IMPACTO AMBIENTAL DOS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS E PROMOVE RECICLAGEM

A Praia Ambiente está a promover uma campanha de sensibilização para a importância da reciclagem dos óleos alimentares usados (OAU), destacando os graves impactos ambientais causados pelo seu descarte incorreto. A iniciativa visa alertar a população para os danos causados ao meio ambiente quando estes resíduos são eliminados de forma inadequada, seja através dos esgotos urbanos ou do lixo comum.

De acordo com a campanha, os óleos alimentares usados são um dos principais contaminantes do planeta, com efeitos negativos em múltiplas frentes. Quando despejados no ralo da pia ou da sanita, os OAU podem causar obstruções nas canalizações e sistemas de drenagem, além de danificar irreversivelmente as tubagens. Já no solo, o óleo pode infiltrar-se e atingir o lençol freático, contaminando a água subterrânea, ou ser absorvido pelas plantas, prejudicando o seu crescimento.

Além disso, o óleo de cozinha forma uma camada impermeável no solo, impedindo a infiltração da água da chuva e aumentando o risco de enchentes. A decomposição deste resíduo também contribui para a emissão de gás metano, um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa, agravando o problema do aquecimento global.

A Praia Ambiente sublinha que um litro de óleo alimentar usado é suficiente para contaminar um milhão de litros de água, quantidade que poderia garantir a sobrevivência de uma pessoa durante 40 anos. Para evitar estes impactos, a empresa recomenda que os OAU, depois de arrefecidos, sejam acondicionados numa garrafa de plástico com tampa e depositados no oleão mais próximo.

No cartaz da campanha, a Praia Ambiente recorda ainda que os óleos alimentares usados podem ser transformados em produtos úteis, como biodiesel, detergentes domésticos e velas, reforçando a importância da sua reciclagem.

A campanha pretende, assim, sensibilizar a população para a adoção de práticas mais sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a redução dos danos causados pelos resíduos de óleo alimentar. A reciclagem destes resíduos é apresentada como uma solução simples, mas eficaz, para mitigar um problema com consequências graves a nível global.

© PA | Imagem: PA | PE