GOVERNO DOS AÇORES ADJUDICA CONCESSÃO DAS TERMAS DO CARAPACHO À VERDE SIMILAR TERMAS, LDA.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, adjudicou a concessão de exploração do recurso hidromineral e geotérmico do Carapacho, bem como o direito de utilização do edifício das Termas do Carapacho, à empresa Verde Similar Termas, Lda. A informação foi divulgada esta segunda-feira numa nota de imprensa oficial.

De acordo com o caderno de encargos, a concessão terá uma duração inicial de 20 anos, com a possibilidade de ser prorrogada por cinco anos, até um limite máximo de 30 anos, desde que a concessionária cumpra todas as obrigações legais e contratuais estabelecidas. A empresa terá ainda de pagar ao Governo dos Açores uma compensação anual correspondente a, pelo menos, 2% do resultado líquido da exploração, nunca sendo inferior a quatro mil euros por ano.

As Termas do Carapacho, localizadas na ilha Graciosa, são consideradas um dos recursos mais emblemáticos da oferta turística regional, destacando-se na área do turismo de saúde e bem-estar. A Secretária Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Berta Cabral, afirmou que o objetivo do Governo é transformar as termas num “pilar do turismo termal e de bem-estar nos Açores”, oferecendo tratamentos de saúde e não se limitando a serviços de spa.

Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, sublinhou ainda a importância estratégica das Termas do Carapacho para o desenvolvimento turístico da Graciosa, referindo que estas “constituem um elemento diferenciador do setor na ilha”. A governante acrescentou que, até agora, as termas funcionaram com intervenção direta do Governo, mas que a nova concessão representa uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo no subsector do turismo termal e de bem-estar na região.

A adjudicação à Verde Similar Termas, Lda. marca assim um novo capítulo na história das Termas do Carapacho, com o Governo dos Açores a apostar na dinamização deste recurso natural como motor do turismo regional.

© GRA | Foto: GRA | PE