AUTÁRQUICAS 2025 — NOTA BIOGRÁFICA DOS CANDIDATOS DO PS/AÇORES

No passado sábado, 22 de fevereiro, a Comissão Regional do PS/Açores divulgou os nomes dos candidatos do partido à presidência dos 19 concelhos dos Açores. Consulte a biografia de cada um, conforme divulgada pelo partido.

BÁRBARA CHAVES — VILA DO PORTO

Bárbara Pereira Torres de Medeiros Chaves tem 48 anos e é natural de Vila do Porto. É licenciada em Engenharia do Ambiente, mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Universidade dos Açores.

É técnica superior da Direção Regional do Ambiente desde 2002 e desempenhou funções de Diretora do Serviço de Ambiente de Santa Maria entre 2005 e 2008. Foi membro da Assembleia Municipal de Vila do Porto entre 2005 e 2009.

Em 2008 foi eleita deputada regional, pelo Partido Socialista, tendo assumido a presidência da Comissão de Economia em 2018.

Foi membro da Mesa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e, já na XII Legislatura foi eleita Presidente da Comissão Permanente de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Nas eleições autárquicas de 2021 foi eleita Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto.

ISABEL ALMEIDA RODRIGUES — PONTA DELGADA

Isabel Almeida Rodrigues é natural da cidade da Horta, local onde nasceu em 1965.

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra e em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores

Advogada de formação, com inscrição suspensa devido à sua dedicação ao serviço público. Tem uma vasta experiência em cargos de relevo na administração pública e na área legislativa, exercendo, desde junho de 2024, a presidência da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Entre maio de 2022 e março de 2024, foi Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações, no XXIII Governo da República, tendo, anteriormente, sido deputada à Assembleia da República, nas XIV e XV legislaturas, onde presidiu à Subcomissão para a Reinserção e Assuntos Prisionais.

Do seu percurso, destaque também para as relevantes funções que exerceu na administração regional.

Entre 2016 e 2019, presidiu ao Comissariado dos Açores para a Infância. Entre 2014 e 2016, foi Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, no XI Governo da Região Autónoma dos Açores e entre novembro de 2008 e junho de 2014 foi deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tendo exercido as funções de relatora da Comissão Permanente de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.

A sua experiência política e institucional inclui, ainda, o cargo de vogal da Assembleia Municipal de Ponta Delgada (2005-2014) e de assessora do Presidente do Governo Regional dos Açores para os Assuntos Sociais, entre 2003 e 2008, tendo integrado a Comissão Executiva do projeto Velhos guetos Novas centralidades, do Instrumento Financeiro Europeu, entre outubro de 2004 e novembro de 2008.

Exerceu advocacia entre 1998 e 2003 e trabalhou no setor bancário entre 1989 e 1998. Atualmente, é associada do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

LURDES ALFINENTE — RIBEIRA GRANDE

Tem 47 anos e é natural da Matriz da Ribeira Grande. Casada e mãe de dois filhos.

Licenciada em Ensino de Português/Inglês e Pós-Graduada em Administração e Organização Escolares pela Universidade dos Açores.

É Professora de Português desde 2000, tendo ensinado, entre outras, nas Escolas Básica e Integrada de Rabo de Peixe e da Maia. É professora do quadro da Escola Secundária da Ribeira Grande desde 2013, escola onde se mantém em funções. Paralelamente, foi formadora de Inglês para adultos e para profissionais da área do Turismo, no INATEL e na Escola de Formação Turística e Hotelaria.

Membro ativo da sociedade Ribeiragrandense, é atualmente Presidente da Direção do Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. Bernardo Manuel da Silveira Estrela, entidade centenária da Ribeira Grande dedicada ao apoio à infância e à inclusão juvenil. Ligada a esta instituição desde 2011, já foi Secretária da Direção e Secretária da Assembleia Geral de Associados. Foi, também, Presidente da Assembleia Geral do Centro de Bem-Estar Jacinto Ferreira Cabido.

Foi uma das fundadoras da Associação de Juventude da Ribeira Grande, da qual é sócia honorária.

Esteve em funções na Junta de Freguesia desde 2005, tendo sido Secretária da Direção e Presidente da Assembleia de Freguesia. Entre 2009 e 2013, foi a sua Presidente.

Na Câmara Municipal da Ribeira Grande, foi Adjunta para a Educação, Cultura e Assuntos Sociais entre 2007 e 2013, tendo sido responsável pela definição, aplicação, adequação e avaliação de políticas educativas, culturais e sociais da Ribeira Grande.

Eleita pelo Partido Socialista, foi deputada à Assembleia Municipal da Ribeira Grande desde 2009. Atualmente, é Vereadora do PS na Câmara Municipal da Ribeira Grande.

FREDERICO SOUSA — LAGOA

Tem 47 anos licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com Mestrado pela mesma Faculdade.

Foi diretor regional das Obras Públicas e Comunicações do XII Governo Regional dos Açores e diretor regional da Solidariedade Social do XI Governo Regional dos Açores.

É Técnico Superior na Direção Regional da Habitação, tendo exercido também funções no privado na sua área de formação. Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros.

Foi Deputado eleito do PS para a Assembleia Municipal entre 2013 e 2021 e desde 2021 era vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, tendo assumido, desde janeiro de 2025, o cargo de Presidente.

PEDRO MELO — POVOAÇÃO

Pedro Nuno Sousa Melo, nasceu em julho de 1975 e é natural da Ribeira Quente.

Exerceu funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal da Povoação (desde 11 de outubro de 2009 até 31 de dezembro de 2015), bem como funções de Presidente da Câmara Municipal da Povoação em regime de substituição (desde 1 de janeiro de 2016 até 1 de outubro 2017).

Exerce funções de Presidente da Câmara Municipal da Povoação, desde outubro de 2017 até à atualidade.

Fez a instrução primária na Escola do 1º Ciclo da Ribeira Quente e o 9º ano de escolaridade no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, Povoação.

Com um Curso técnico de contabilidade (12º ano de escolaridade), frequentado na Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, tem uma Licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade dos Açores.

Dirigente desportivo (Tesoureiro da Direção) do Sport Clube Mira Mar, praticou futebol federado, amador, no Futebol Cube Vale Formoso e no Sport Clube Mira Mar.

MANUELA PAIVA — NORDESTE

Manuel Medeiros Paiva, nasceu em junho de 1968, na Vila do Nordeste. Casado e pai de dois filhos, construiu um percurso marcado pelo serviço público, liderança e dedicação ao bem-estar coletivo.

O seu percurso profissional destaca-se pela longa e exemplar carreira como Comandante dos Bombeiros Voluntários do Nordeste desde 2002, função onde coordenou operações críticas, assegurando a segurança da população em momentos de emergência.

Paralelamente, exerceu o cargo de Presidente da Junta de Freguesia da Vila do Nordeste entre 2002 e 2005, demonstrando a sua capacidade de gestão e proximidade com os cidadãos.

Atualmente, desempenha o papel de Vereador a tempo Integral na Câmara Municipal do Nordeste e de Secretário Coordenador do Partido Socialista no Nordeste.

Defensor ativo da cultura e do desporto, sendo Diretor e Ensaiador do Grupo Folclórico de São Jorge e no passado Vice-Presidente da União Desportiva do Nordeste e da Filarmónica Eco-Edificante.

Formado em diversas áreas estratégicas, detém um vasto currículo em gestão de operações, proteção civil e segurança, tendo participado em formações especializadas em combate a incêndios, telecomunicações e gestão de emergências.

GRAÇA MELO — VILA FRANCA DO CAMPO

Graça de Fátima Bolarinho Ventura Melo, 55 anos de idade, natural de Vila Franca do Campo.

É licenciada em Português/Francês, pela Universidade dos Açores e tem 32 anos de carreira docente.

Esteve nove anos no Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, três anos como Vice-presidente e seis como Presidente, de 2012 a 2021.

Foi Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, de 2016 a 2020 e é, atualmente, Vice-Presidente da Câmara Municipal, cargo que exerce desde 2021.

MARCO MARTINS — PRAIA DA VITÓRIA

Marco Martins, tem 42 anos, é natural da Freguesia da Fonte do Bastardo e reside atualmente na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória.

Licenciado e Mestre em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, é Assistente Social no Núcleo de Ação Social da Praia da Vitória.

Integrou e liderou, como Técnico Superior de Política Social, vários projetos e iniciativas de âmbito regional e foi Diretor Regional da Solidariedade Social do Governo Regional dos Açores.

Foi membro da Assembleia Municipal e coordenador da área social do município, sendo atualmente Vereador na Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Marco Martins é, presentemente, coordenador da Concelhia do Partido Socialista da Praia da Vitória.

FÁTIMA AMORIM — ANGRA DO HEROÍSMO

Fátima da Conceição Lobão Santos da Silveira Amorim, nasceu em maio de 1965. Natural Santa Cruz, Ilha Graciosa, é Licenciada em Agronomia, no ano de 1990, pelo Instituto Superior de Agronomia. 

Iniciou em 1991 funções no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira, como técnica superior de 2ª classe, na área de Contabilidade e Gestão da Empresa Agrícola.

Entre 1992 e 1993, realizou um estudo intitulado “Estudo de Gestão Técnico-Económica em dois Grupos de Explorações localizadas em zonas distintas da Ilha Terceira”.

Responsável em 1997 pela organização da Feira Agrícola dos Açores.

Entre 1997 e 2004, exerceu funções de Diretora do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira. Entre 2004 e 2014, exerceu funções como Diretora Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura.

Em 2007 foi responsável pela preparação do programa POSEI – Açores, programa de apoio à agricultura nos Açores.

Entre 2008 e 2016, foi responsável pela gestão, controlo e acompanhamento do programa POSEI – Açores.

Entre 2007 e 2013 exerceu funções de Autoridade de Gestão do PRORURAL- Programa de Desenvolvimento Rural da RAA (2007-2013).

Entre 2013-2014 exerceu funções como Diretora Regional da Agricultura de Desenvolvimento Rural.

Entre 2014 e 2016 exerceu funções de Autoridade de Gestão do PRORURAL+- Programa de Desenvolvimento Rural da RAA. (2014-2016).

Entre 2015 e 2016 exerceu funções como Diretora Regional de Desenvolvimento Rural.

A partir de 2016  exerce  Técnica Superior Assessora Principal do Serviço do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira.

Atualmente é vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Durante o seu percurso profissional foi ainda responsável pela preparação dos Programas de Desenvolvimento Rural para os Açores e para os períodos 2007-2013 e 2014-2020.

Foi ainda representante do Governo dos Açores na Comissão de Coordenação do FEADER (Fundo Europeu Agrícola e de Desenvolvimento Rural); na Comissão de Aconselhamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no MAMAOT; no Grupo de Acompanhamento Permanente do FEADER; nas reuniões a nível Nacional para a PAC Pós 2013; nas reuniões a nível nacional das Autoridades de Gestão dos Programas Portugueses; na Comissão de Acompanhamento Técnica do Protocolo do POSEI.

É formadora nos cursos para agricultores, nomeadamente: Contabilidade e Gestão; Legislação da União Europeia sobre agricultura; Associativismo e Cooperativismo, O empresário Agrícola – valores, missão e visão; Orientação para a Gestão da Exploração Agrícola.

Entre 2018 e 2019 exerceu funções de Vice-Presidente da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional. Entre 2020 e 2021 foi Presidente da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional e Membro da Direção da Federação Minha Terra. Entre 2022 e 2023 foi Vice-Presidente da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional e Membro da Direção da Federação Minha Terra. A partir de 2024 exerce funções de Presidente da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional e Membro da Direção da Federação Minha Terra.

Membro da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e da Confraria do Queijo de São Jorge.

INÊS SÁ — HORTA

Inês Sá, 44 anos, é empresária do ramo da ótica, e colaboradora da Atlânticoline desde 2008, onde desempenhou diversos cargos, tendo assumido a Chefia do Gabinete de Recursos Humanos.

É licenciada em Ensino Básico, pela Universidade dos Açores, pós-graduada em Administração e Gestão Educacional pela Universidade Aberta e detém um MBA em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa.

Desempenhou um papel ativo, desde o início, no processo de implementação da Escola do Mar dos Açores, na Horta, tendo assumido o cargo de Administradora Delegada da Associação do Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores – ADFMA.

Exerce, atualmente, funções de deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

PEDRO BAPTISTA — SÃO ROQUE DO PICO

Pedro Jorge Dionísio Baptista, 50 anos, é licenciado em Ciências Sociais minor em Serviço Social e a terminar a Licenciatura em Estudos Europeus minor em Economia, Direito e Sociedade (durante março 2025).

Tesoureiro da Casa do Povo de Santo António desde 2018 e Secretário da Cooperativa de Radiodifusão Rádio Pico desde 2022, foi Secretário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Roque do Pico, de 2019 a 2020.

Foi Secretário Coordenador da secção de São Roque do Pico; Secretário de Apoio à Vereação na Câmara Municipal de São Roque do Pico e Membro da Assembleia Municipal de São Roque do Pico.

É Vice-Presidente da Comissão de Ilha desde 2023.

DANIELA ROSA — MADALENA

Daniel Rosa, 59 anos, empresário, tem-se destacado pelo seu empreendedorismo, dinamismo e inovação no setor empresarial.

Foi Presidente da Cooperativa de Radiodifusão do Pico (Rádio Pico) e da ACIP- Associação Comercial Industrial da ilha do Pico.

Foi Vice-Presidente da Adeliaçor – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores e membro da direção da Triangle.

Já foi Presidente do Conselho de Ilha; Vereador na Câmara Municipal da Madalena e secretário de Junta de Freguesia de Santa Luzia. Atualmente, é Vice-Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

ANA BRUM — LAJES DO PICO

Ana Catarina Terra Brum, tem 39 anos, e é natural das Lajes do Pico.

Técnica Oficial de Contas, fez a sua formação superior em Contabilidade na Guarda e no Porto e posteriormente ingressou para a Ordem de Contabilistas Certificados. Detentora de uma sociedade de contabilidade assumiu responsabilidades de Assessoria Técnica Financeira/Contabilista na Câmara Municipal das Lajes do Pico sendo responsável por projetos de investimento/candidaturas a Fundos Comunitários.

Foi sempre membro ativo na sociedade contribuindo para o desenvolvimento das instituições e a valorização social e histórica do Concelho das Lajes do Pico. Foi membro dos corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, Filarmónica Liberdade Lajense e Presidente da Sociedade Cultural e Recreativa da Ribeira do Meio.

Foi atleta das mais altas competições e campeã nacional de atletismo e voleibol, pelo Clube Desportivo Ribeirense e integrou diferentes companhas femininas de remo e de vela em bote baleeiro.

Desde 2021, é Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, vice-presidente da associação de municípios da ilha do Pico, membro do executivo da associação de municípios do Triângulo e representante nacional dos jovens eleitos locais por ser a presidente de câmara mais jovem do país.

DÁRIO AMBRÓSIO — CALHETA

Dário Ambrósio, 43 anos, é natural da freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta.

Licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Politécnico de Leiria, foi Formador na área da Construção Civil, na Escola Profissional da Ilha de São Jorge.

Foi Delegado de Ilha de São Jorge da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas e Perito Avaliador do Património Urbano do Serviço de Finanças da Calheta.

Com uma vasta experiência na área da música, está ligado há mais de três décadas às bandas filarmónicas do concelho da Calheta, tenho já colaborado com todas elas, tendo, ainda, desempenhado funções de maestro por mais de uma década. Organizou e participou em vários projetos formativos na área da música ao longo dos últimos anos.

Foi, entre 2013 e 2017, vogal da Assembleia de Freguesia de Calheta e, entre 2017 e 2021, Presidente da Assembleia de Freguesia de Calheta, eleito pelo Partido Socialista.

Foi, entre novembro de 2018 e fevereiro de 2022, representante do Governo Regional dos Açores no Conselho de Ilha de São Jorge.

Atualmente, desempenha funções nos serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta e é Vereador eleito pelo Partido Socialista na Câmara Municipal da Calheta.

MARIA ISABEL TEIXEIRA — VELAS

Maria Isabel Góis Teixeira, nasceu em outubro de 1963, na vila das Velas, São Jorge.

É Inspetora da Segurança Social, membro da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Velas e Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Velas.

Foi Vereadora a tempo inteiro, no Município das Velas, no mandato de 2005/2009 e Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Velas de 2005 a 2017 – com interrupções nas mudanças eleitorais.

No mandato de 2009/2013, foi Vereadora sem competências. Foi Conselheira local para a igualdade, nomeada pelo Município das Velas em agosto de 2010, Presidente da Assembleia Municipal das Velas no mandato de 2013/2017 e Presidente do Conselho de Ilha, entre 2013/2017 e no mandato 2017/2021 (intercalado com as presidências Conselho de Ilha na Calheta).

Foi Deputada municipal no mandato de 2017/2021 e Deputada regional no mandato de 2020/2024.

Nomeada, desde abril de 2024, para o Conselho da Diáspora Açoriana é ainda Deputada regional no presente mandato.

PAULO JORGE CUNHA — GRACIOSA

Nascido em 1976, Paulo Jorge Cunha tem um Curso Técnico de Gestão de Ambiente (equivalência 12º ano), pela EPALC – Escola Profissional António do Lago Cerqueira.

Foi admitido na função pública como assistente técnico em março de 2005, na Segurança Social ISSA, tendo passado a Coordenador Técnico de carreira em outubro de 2010.

Com vários trabalhos na área da contabilidade, é um empresário em nome individual na área do Turismo Rural.

Foi treinador de voleibol durante 22 anos e, desde 2013, é Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.

MARCO SILVA — CORVO

Marco Paulo Alves da Silva, nasceu em outubro de 1977, na ilha do Corvo, tendo sempre residido nela até à atualidade.

Tem vindo a desempenhar várias funções ao longo da sua carreira profissional. Foi um dos fundadores da empresa de mergulho Nauticorvo, que esteve ao ativo de 2000 a 2012.

Em 1997 iniciou funções na empresa Sata Air Açores como TTAE, passando em 2012 para chefe de escala, e em 2018 para Coordenador de Aeródromo onde ainda mantém funções atualmente.

Desempenha o cargo de Comandante dos Bombeiros Voluntários do Corvo desde 2016 até à data, instituição a que pertence desde 1997.

Foi Membro da Assembleia Municipal entre 2002 e 2005 e Vice-presidente do Conselho de Ilha durante dois anos.

IVAN CASTRO — SANTA CRUZ DAS FLORES

Ivan Marino Gomes Castro, tem 35 anos, com Licenciatura e Mestrado em Engenharia Agronómica, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre 2007-2012.

É Técnico Superior do Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores desde 2014 até à atualidade, e exerceu funções como Diretor de Serviço em regime de substituição entre 2020 e 2021.

Foi Deputado da Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores pelo Partido Socialista, entre 2017 e 2019.

Possui uma empresa de apicultura em nome individual, desde 2016, comercialmente conhecida por Castromel.

BETO VASCONCELOS — LAJES DAS FLORES

Beto Vasconcelos,39 anos, é licenciado em Serviço Social, pela Universidade dos Açores.

Exerceu funções na Associação Arrisca, foi oficial de Operações Aeroportuárias da ANA Aeroportos e Técnico Superior do Serviço de Ilha da Direção Regional da Habitação.

Fez parte dos órgãos diretivos da Santa Casa da Misericórdia de Lajes das Flores no triénio de 2014-2017, sendo desde fevereiro de 2017 o atual Provedor desta instituição.

Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, eleito pelo PS, sendo, desde abril de 2024, o seu atual Presidente.

© PS/A | PE