GOVERNO DOS AÇORES LANÇA PRIMEIRA PEDRA DE CENTRO DE REABILITAÇÃO SOCIAL EM ANGRA DO HEROÍSMO

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu, quarta-feira, ao lançamento da primeira pedra do novo Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacitação da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. O investimento, que ultrapassa os sete milhões de euros, tem como principal objetivo aumentar a capacidade de resposta da instituição e melhorar as condições dos cuidados prestados.

Segundo a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi destacou a importância desta iniciativa, sublinhando que permitirá “mais dignidade aos cuidados prestados por esta instituição” e o “aumento da capacidade para se receberem mais utentes em diferentes valências”. A governante realçou ainda que a necessidade de reforçar a resposta nesta área é premente, tendo em conta a tendência de crescimento da procura por estes serviços nos próximos anos.

O novo centro será estruturado em torno do claustro do antigo convento, respeitando a sua arquitetura original, e contará com 12 quartos duplos para a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), com capacidade para 24 utentes. Além disso, serão criados três quartos duplos e um individual para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que poderá acolher sete utentes. O projeto prevê ainda instalações adequadas para o funcionamento de um Centro de Dia com capacidade para 36 utentes, permitindo apoiar as famílias ao garantir um espaço seguro para os seus familiares durante o dia.

A Secretária Regional salientou a colaboração entre o Governo Regional e a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, recordando que esta instituição desempenha um papel fundamental no apoio ao domicílio, na creche, na estrutura residencial para idosos e nos centros de atendimento e reabilitação. No total, a Santa Casa disponibiliza 382 lugares e apoia 412 utentes.

O compromisso do Governo dos Açores com o setor social também se reflete nos seis Contratos de Cooperação-Valor Cliente estabelecidos com a Segurança Social, cujo investimento tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2021, este financiamento situava-se um pouco acima dos dois milhões de euros, tendo atingido cerca de três milhões e meio no final do ano passado, conforme indicado na nota de imprensa.

© GRA | Foto: SRSSS | PE