
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou quarta-feira na cerimónia de abertura do mandato 2025-2030 do Comité das Regiões, evento que marcou oficialmente o fim da liderança do também açoriano Vasco Cordeiro à frente da instituição europeia.
De acordo com uma nota de imprensa da Presidência do Governo Regional, Bolieiro sublinhou a importância da representação dos Açores neste organismo europeu, destacando o papel da política de coesão para o desenvolvimento equitativo das regiões europeias. “Sentimos a força da Açorianidade nesta representação, com capacidade, conhecimento e entendimento da importância desta nossa presença”, afirmou.
O Presidente do Governo Regional enalteceu o percurso de Vasco Cordeiro enquanto presidente do Comité das Regiões, recordando que apoiou a sua nomeação desde o início. Bolieiro destacou que a liderança do açoriano resultou de um entendimento político com o então primeiro-ministro de Portugal, António Costa, expressando satisfação pela articulação que permitiu a um açoriano assumir a presidência da instituição.
“Tive, desde o primeiro momento, o gosto e a responsabilidade de apoiar Vasco Cordeiro, reconhecendo a importância desta representação para os Açores e para Portugal”, frisou Bolieiro.
O governante salientou ainda que a representação dos Açores no Comité das Regiões tem sido fundamental para fortalecer a posição do arquipélago entre as Regiões Ultraperiféricas, consolidando a imagem da região como um território de oportunidades. “Queremos que os Açores sejam vistos como uma mais-valia para a União Europeia, um território com potencial para o futuro”, reforçou.
Na mesma sessão, realizada durante a 164.ª reunião plenária do Comité das Regiões, José Manuel Bolieiro foi reconduzido como membro do organismo europeu, reforçando o papel dos Açores nas discussões e decisões políticas da União Europeia.
© GRA | Foto: MM | PE
