
O Presidente cessante do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Alves Cordeiro, deu ontem início à sessão plenária inaugural da instituição, marcando assim o arranque de um novo mandato. No seu último discurso enquanto líder do CR, Cordeiro apelou à nova geração de membros e à futura liderança para reforçar a importância da Política de Coesão e da democracia local e regional na União Europeia.
“Durante o meu mandato como Presidente do Comité das Regiões Europeu, sempre me guiei pela necessidade de contribuir para a construção de uma Europa mais forte e mais justa. Mais forte na sua legitimidade democrática, razão de ser e responsabilidade. Mais justa como uma Europa feita por todos, uma Europa feita para todos”, afirmou o Presidente cessante, citado na nota de imprensa divulgada pelo Gabinete do Presidente do CR.
No seu discurso, Cordeiro sublinhou a importância de uma Política de Coesão renovada e dotada de um orçamento ambicioso. “As regiões e os municípios não se podem dar ao luxo de não ter uma Política de Coesão, ou ter qualquer tipo de versão reformada e centralizada da mesma”, alertou.
O líder cessante também destacou o papel do Comité das Regiões na representação das entidades locais e regionais no debate político europeu, defendendo um maior envolvimento destas no processo legislativo da UE. “Isto é necessário para tornar o triângulo da democracia na Europa completo e plenamente legítimo”, frisou.
UM MANDATO MARCADO POR CONSQUISTAS
Eleito Presidente do CR em junho de 2022, Vasco Alves Cordeiro pautou o seu mandato pelo lema “Uma Europa para todos, e por todos”. Durante a sua liderança, promoveu iniciativas de grande impacto, como a maior Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, uma nova visão para a Política de Coesão e um envolvimento reforçado dos poderes locais nas eleições europeias.
O seu mandato também ficou marcado pelo apoio à Ucrânia, através do lançamento da Aliança Europeia das Cidades e Regiões para a Reconstrução da Ucrânia, bem como por uma cooperação estreita com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.
Cordeiro encerrará oficialmente o seu mandato como Presidente do CR esta quinta-feira, 20 de fevereiro, permanecendo, no entanto, como membro do Comité das Regiões Europeu. A transição de liderança assinala um novo capítulo para a instituição, cuja missão continua a ser dar voz às regiões e municípios da Europa na construção do futuro da União Europeia.
© GP-CR | Foto: Claudio Centonze | PE
