GOVERNO REGIONAL DUPLICA APOIO A PROJETOS CIENTÍFICOS NOS AÇORES

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, duplicou o apoio financeiro concedido às entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) no âmbito do cofinanciamento de projetos de investigação aprovados no programa INTERREG MAC 2021-2027. A informação foi divulgada esta quarta-feira em nota de imprensa.

O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, destacou que este reforço resulta da decisão de avançar com um concurso específico para a contrapartida regional dos projetos de investigação aprovados na primeira convocatória do programa. Segundo o governante, esta abordagem permitiu às entidades do SCTA “planearem com antecedência as suas candidaturas e constituir consórcios, resultando numa maior taxa de participação e de financiamento”.

O cofinanciamento regional cobre 15% do valor total dos projetos, representando um investimento de cerca de 400 mil euros a partir do COFUND MAC 2024. Este apoio possibilita a entrada de 2,2 milhões de euros na Região através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), contribuindo para a execução de projetos das entidades do SCTA aprovados no programa INTERREG MAC 2021-2027.

Os projetos financiados envolvem 27 entidades açorianas e abrangem áreas estratégicas como a melhoria da competitividade empresarial, transformação tecnológica, economia azul e economia verde. A colaboração entre o SCTA e outros organismos da Macaronésia e do continente africano evidencia a capacidade do tecido tecnológico e científico dos Açores para desenvolver soluções inovadoras para desafios comuns a estas regiões.

O Vice-Presidente sublinhou ainda que “estes valores significam o dobro do apoio concedido no anterior quadro financeiro plurianual 2014-2021, algo que só é possível através do trabalho inovador e de qualidade na ciência que tem vindo a ser feito pelas entidades da SCTA, que tem merecido da parte do Governo Regional uma estratégia política de apoio e de investimento na investigação e inovação científica”.

© GRA | Foto: VPGRA | PE