CARTÃO INTERJOVEM GARANTE TARIFAS ESPECIAIS PARA MOBILIDADE JUVENIL EM 2025

Os titulares do Cartão Interjovem vão continuar a beneficiar, em 2025, de condições especiais de mobilidade aérea e marítima entre as ilhas dos Açores. Segundo informação divulgada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, os jovens não pagarão mais de 48 euros por uma viagem aérea de ida e volta operada pela SATA Air Açores e apenas 15 euros por qualquer viagem marítima de ida e volta realizada pela Atlânticoline.

Estas condições especiais resultam de um contrato-programa assinado entre o Governo Regional e as referidas transportadoras, garantindo a comparticipação nas tarifas aplicadas aos detentores do Cartão Interjovem. “Investir na mobilidade é criar as condições para que os jovens possam livremente circular na Região para fins sociais, culturais ou ocupacionais”, afirmou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, sublinhando a relevância do cartão como “um instrumento de descoberta e de embarque” para os jovens.

Os titulares do Cartão Interjovem continuarão a beneficiar também das condições aplicadas aos passageiros que viajam com a Tarifa Açores na SATA Air Açores, sem restrições de reserva ou de bagagem. Para 2025, o investimento na comparticipação das tarifas especiais está estimado em 40 mil euros.

A aquisição do Cartão Interjovem mantém-se simplificada através de um protocolo renovado entre a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e a Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão – RIAC, I.P. O pagamento poderá ser realizado por MBWay, Referência Multibanco ou Cartão de Crédito.

Desde a reformulação do Cartão Interjovem, promovida pelo atual Governo de coligação PSD/CDS/PPM, o preço foi reduzido de 20 euros para 10 euros, além da criação de uma aplicação móvel que permite não só a aquisição do cartão, mas também a georreferenciação dos parceiros aderentes.

Durante o período natalício, os titulares do Cartão Interjovem podem ainda usufruir de tarifas reduzidas em viagens interilhas, uma iniciativa que tem sido bem recebida pelos jovens deslocados por razões académicas ou profissionais. Na última edição desta campanha especial, foram vendidas cerca de 300 passagens, representando aproximadamente 26% das viagens adquiridas ao longo de 2024.

Podem obter o Cartão Interjovem jovens naturais ou residentes nos Açores, com idades entre os 13 e os 30 anos, por um custo de 10 euros. A adesão pode ser realizada através da aplicação Cartão Interjovem, disponível para Android e iOS, ou pelo site oficial http://www.cartaointerjovem.com. O cartão tem a validade de um ano e garante descontos em mais de 100 parceiros espalhados por todas as ilhas do arquipélago.

© GRA | PE