
A Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou um conjunto de eventos para celebrar o Carnaval, com o objetivo de impulsionar a economia local e atrair visitantes ao concelho. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira, 17 de fevereiro, pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, durante uma sessão de apresentação que decorreu na incubadora “InWave”.
“Numa altura em que a sazonalidade turística se faz sentir com maior vigor, a Câmara Municipal pretende dinamizar o concelho com vários eventos de forma a atrair o máximo de pessoas, gerando assim mais valor para a economia local”, afirmou o autarca, citado na nota de imprensa divulgada na internet pela autarquia. Gaudêncio destacou ainda a diversidade da programação, concebida para agradar a todas as idades.
O programa arranca no sábado, 22 de fevereiro, com a “Dança dos Cadarços” e as “Marchas Carnavalescas”, promovidas pela Orquestra Ligeira da Ribeira Grande nas freguesias da Maia e Fenais da Ajuda. No mesmo dia, haverá um baile de máscaras, às 20h, na Escola Rui Galvão de Carvalho, organizado pela Marcha Popular da Vila de Rabo de Peixe.
No domingo, 23 de fevereiro, as ruas de Rabo de Peixe serão palco para as tradicionais danças de Carnaval, interpretadas pela Orquestra Ligeira da Ribeira Grande. Já na quarta-feira, 26 de fevereiro, a divisão de ação social do município organiza o “Carnaval Sénior”, na Casa do Povo do Pico da Pedra, às 14h.
Na sexta-feira, 28 de fevereiro, as celebrações estendem-se às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que participarão no “Corso Carnavalesco”, com início às 10h no centro histórico da Ribeira Grande. Simultaneamente, decorrerá um desfile das escolas de Rabo de Peixe pelas ruas principais da vila.
No sábado, 1 de março, a partir das 22h30, terá lugar o “Carnaval na Associação”, na Associação Agrícola de São Miguel. O baile de máscaras, promovido pela Associação Vassoura de Milho pelo terceiro ano consecutivo, contará com animação da banda Stereo Mode e dos DJ’s Az Kicker e Antoine C.
As festividades prosseguem no domingo, 2 de março, com o “44.º Corso de Carnaval do Pico da Pedra”, o mais antigo da ilha, organizado pela Casa do Povo do Pico da Pedra. Este ano, o evento contará com 14 representações e cerca de 300 figurantes, além de animação antes e depois do desfile.
Na segunda-feira, 3 de março, terão lugar dois bailes de Carnaval: um em Santa Bárbara, com o DJ Hélder Cunha, organizado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora das Vitórias, e outro na Casa do Povo do Pico da Pedra, promovido pelo Vitória Clube do Pico da Pedra e animado pelo DJ Omar Moniz.
As festividades culminam na terça-feira, 4 de março, com o “4.º Corso de Carnaval da Matriz”, que desfilará pelo centro histórico da Ribeira Grande até ao Largo Hintze Ribeiro. Organizado pela Associação AMEM e pela Junta de Freguesia da Matriz, o evento contará com a participação de “Gertrudes Labaça”, 12 representações e 250 figurantes.
No final da sessão de apresentação, Alexandre Gaudêncio enalteceu o contributo das diversas entidades envolvidas na organização dos eventos, muitas das quais sem fins lucrativos, destacando o dinamismo cultural do concelho e a dedicação à causa pública.
© CMRG | Foto: CMRG | PE
