
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, e o Vice-Reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, assinaram esta segunda-feira, em Ponta Delgada, um protocolo de colaboração para a oferta de cursos de pós-graduação em regime de ensino à distância. A iniciativa insere-se na medida QUALIFICA.Superior, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Região.
De acordo com a nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o protocolo visa promover e divulgar, junto da população ativa dos Açores, a oferta de pós-graduações da Universidade Aberta em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional. Entre estas, destacam-se cursos nas áreas da Administração Pública, Ciências da Educação, Ciências Sociais e do Serviço Social, com impacto no terceiro setor.
Maria João Carreiro sublinhou que a colaboração com uma instituição especializada no ensino “online” permitirá “proporcionar uma oferta curricular alinhada com as necessidades regionais” e num “formato adaptado ao perfil da população ativa e à realidade geográfica dos Açores”. O objetivo, acrescentou, é estimular a formação contínua e reforçar a qualificação e a empregabilidade da população adulta.
A Secretária Regional alertou para a aproximação do fim da medida QUALIFICA.Superior, incentivando os açorianos a aproveitarem esta oportunidade de valorização académica e profissional. “Estamos a caminhar para o fim desta medida, que foi criada no âmbito do PRR, pelo que o Governo dos Açores, com este protocolo, promove um esforço para que ainda mais açorianos possam tirar partido do QUALIFICA.Superior”, afirmou.
O apelo estendeu-se também às ordens profissionais, associações industriais e entidades empregadoras, para que incentivem os seus colaboradores a investir na sua formação e na melhoria das suas competências.
Podem candidatar-se ao QUALIFICA.Superior estudantes de licenciatura e pós-graduação com mais de 18 anos, empregados ou desempregados inscritos nos Centros de Qualificação e Emprego, e com residência fiscal nos Açores há pelo menos seis meses.
Os apoios incluem financiamentos até 870 euros anuais para licenciaturas e até 2.000 euros para pós-graduações, independentemente da situação económica do candidato ou do seu agregado familiar. As candidaturas estão abertas no portal oficial do programa, qualificasuperior.emprego.azores.gov.pt, para cursos iniciados a partir do ano letivo 2023/2024.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
