
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, desloca-se a Bruxelas nos dias 19 e 20 de fevereiro para uma série de reuniões de elevada importância estratégica para a Região Autónoma. Segundo uma nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pela Presidência do Governo Regional, o líder açoriano irá apresentar prioridades fundamentais para o desenvolvimento do arquipélago no contexto da União Europeia (UE).
Um dos temas centrais da agenda será a negociação do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), considerado essencial para assegurar financiamento adequado a uma região ultraperiférica e de coesão como os Açores. Bolieiro irá também abordar a necessidade de melhorar os transportes marítimos e aéreos, bem como a conectividade digital, através de uma rede de cabos submarinos mais eficiente e segura.
Outro ponto destacado na agenda é o reforço do orçamento do POSEI-AGRICULTURA, programa que tem sofrido de suborçamentação crónica. O objetivo é garantir que este instrumento acompanhe a evolução do setor agrícola nas Regiões Ultraperiféricas (RUP) e continue a apoiar os produtores locais.
A exclusão dos Açores da Rede Transeuropeia de Energia (RTE-E) e do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) será igualmente discutida. Bolieiro defenderá a criação de mecanismos de apoio que permitam à Região superar estas limitações, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e acelerar a transição energética.
A agenda oficial inclui encontros com várias personalidades e entidades europeias. No dia 19 de fevereiro, o Presidente reunir-se-á com os Chefes de Delegação Portugueses no Parlamento Europeu, eurodeputados dos Açores e da Madeira, o Embaixador de Portugal junto da UE, o Vice-Presidente executivo e Comissário para a Coesão e Reformas, Raffaele Fitto, e a Comissária para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento, Maria Luís Albuquerque. No mesmo dia, participará na Sessão Plenária do Comité das Regiões.
No dia 20 de fevereiro, Bolieiro estará presente na Sessão Solene de Transição da Presidência do Comité das Regiões, no Parlamento Europeu, que marcará o fim do mandato de Vasco Cordeiro e a eleição do novo Presidente e Vice-Presidente. Estará também presente o Presidente do Conselho Europeu, António Costa. Além disso, o líder açoriano reunir-se-á com o Comissário para as Pescas e Oceanos, Costas Kadis, e participará na conferência “European Ocean Pact and Marine Protected Areas: the case of the Azores”.
Estas reuniões refletem a importância da presença dos Açores no debate europeu e a necessidade de garantir que as especificidades da Região sejam consideradas nas políticas e financiamentos da UE, sublinha a nota de imprensa.
© GRA | Foto: GRA | PE
