CÂMARA DA HORTA ILUMINA PAÇOS DO CONCELHO PARA ASSINALAR O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE ANGELMAN

A Câmara Municipal da Horta associou-se à iniciativa “Light It Blue”, promovida pela Associação ANGEL Portugal, tendo a 15 de fevereiro iluminado de azul o edifício dos Paços do Concelho. A ação enquadrada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman teve como objetivo sensibilizar a população para esta condição genética rara.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela autarquia, a iluminação especial pretende promover uma maior visibilidade e deteção das características clínicas associadas à Síndrome de Angelman, tais como atraso grave do desenvolvimento psicomotor, ausência total de linguagem verbal, dificuldades na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperatividade e perturbações do sono.

A Síndrome de Angelman afeta aproximadamente uma em cada 20 mil pessoas nascidas. Em Portugal, a ANGEL Portugal identificou cerca de 90 casos, embora se estime que o número real possa ascender a 500 situações.

Fundada em 2012, a ANGEL Portugal é uma associação sem fins lucrativos que presta apoio a familiares de pessoas com esta condição, bem como a profissionais de saúde, investigadores e outros interessados na temática.

© CMH | Imagem: CMH | PE