MÁRIO RUI PINHO DESTACA INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O SETOR DO MAR E DAS PESCAS

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, destacou quinta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, as prioridades do Governo Regional para o setor do mar e das pescas, sublinhando a importância de investimentos estruturais para o futuro da economia azul.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho referiu que “há uma nova economia emergente que o PS despreza, sem promover o seu desenvolvimento”, apontando projetos como o Tecnopolo MARTEC e o futuro navio de investigação da Região como exemplos de iniciativas cruciais para o setor.

O governante afastou a ideia de que o Orçamento Regional seria suficiente para todas as necessidades, classificando essa perspetiva como “lírica e romântica”. Sublinhou ainda que a estratégia do Governo está focada nas “traves-mestras de médio e longo prazo”, diferenciando-se, segundo afirmou, da abordagem da oposição.

“Temos uma maneira diferente de trabalhar, participativa, algo que os senhores nunca fizeram”, declarou Mário Rui Pinho, dirigindo-se à bancada do Partido Socialista, que promoveu o debate.

O Secretário Regional reforçou ainda que a atividade da pesca não se resume apenas à captura de pescado, mas envolve diversas áreas, como “gestão, ciência, controlo e fiscalização, exploração, comercialização, transformação e serviços”. Nesse contexto, garantiu que não existem armadores com apoios em falta por parte do Governo.

Mário Rui Pinho elogiou ainda o trabalho desenvolvido na nova rede de áreas marinhas protegidas, defendendo que o desenvolvimento do setor do mar e das pescas passa pelo reforço das “relações com a República e a União Europeia”.

DEBATE PARLAMENTAR

© GRA | Foto: SRMP | Vídeo: ALRAA | PE