INAUGURADO ECOCENTRO NOS CEDROS PARA REFORÇO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO FAIAL

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, inaugurou esta quinta-feira o Ecocentro da freguesia dos Cedros, na ilha do Faial. A iniciativa resulta de um acordo de colaboração entre a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática e a Junta de Freguesia dos Cedros, com apoio da Câmara Municipal da Horta.

Durante a cerimónia, que contou com a presença da Diretora Regional do Ambiente e Ação Climática, Ana Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, Alonso Miguel sublinhou a importância do novo equipamento para a população. “Este Ecocentro contribuirá para uma gestão de resíduos mais eficaz na ilha, colmatando uma lacuna e criando condições para o acondicionamento adequado de resíduos na freguesia dos Cedros, até ao respetivo encaminhamento para o Centro de Processamento de Resíduos da ilha do Faial”, afirmou o governante, citado na nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

O investimento na infraestrutura foi de 19 mil euros, financiado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática e executado pela Junta de Freguesia dos Cedros. A Câmara Municipal da Horta também colaborou no projeto, nomeadamente através da cedência do terreno para a sua instalação.

Alonso Miguel destacou ainda os avanços na gestão de resíduos na Região, mencionando a criação do Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores – PEPGRA 20+, aprovado em 2023, e a elaboração do Roteiro para a Economia Circular Regional. Estes instrumentos permitiram o desenvolvimento de uma Agenda para a Economia Circular dos Açores, alinhada com o Plano de Ação para a Economia Circular da União Europeia.

O Secretário Regional referiu também a conclusão, em 2023, da reestruturação dos Centros de Processamento de Resíduos nas ilhas do Faial, Pico, Graciosa, São Jorge, Flores e Santa Maria, com um investimento de 6,1 milhões de euros no âmbito do programa REACT-EU. No caso específico do Faial, destacou a inauguração, em julho de 2024, do novo pavilhão de compostagem, fruto de um investimento de um milhão de euros, e anunciou que, em 2025, terá início um investimento de três milhões de euros para a melhoria dos Centros de Processamento de Resíduos do Pico, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Faial.

Para o Faial, está prevista a modernização da linha de triagem, incluindo a instalação de um bunker doseador e de um tapete de alimentação, num investimento de cerca de 180 mil euros, além da renovação de coberturas, substituição de vedações e eletrificação do pavilhão, avaliada em 80 mil euros.

Alonso Miguel destacou os resultados positivos obtidos nos últimos anos, com um aumento de 17% na reciclagem nos Açores nos últimos dois anos. “Apesar dos bons indicadores, é fundamental continuar a apostar na melhoria e reforço dos sistemas de gestão de resíduos e na limpeza de espaços públicos, contando com a colaboração das câmaras municipais e juntas de freguesia”, concluiu o governante.

© GRA | Foto: SRAAC | PE