HOSPITAL DE PONTA DELGADA RETOMA NORMALIDADE, ASSINALA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou esta quarta-feira o sétimo dia de retorno à normalidade no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, após a instalação do hospital modular. A declaração foi feita à chegada do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, a São Miguel, no âmbito de uma visita oficial aos Açores.

Segundo a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, o governante destacou que a estrutura modular instalada após o incidente de 4 de maio já se encontra em pleno funcionamento, garantindo a regularidade dos serviços de saúde. Bolieiro manifestou ainda confiança nos profissionais de saúde e frisou que “a decisão de optar pela estrutura modular foi sempre baseada em orientações clínicas”.

O Presidente do Governo reforçou que a prioridade do executivo é o bem-estar dos utentes e das suas famílias, sublinhando que “o executivo está a fazer o melhor” para garantir a qualidade dos cuidados prestados. Destacou também o esforço e dedicação dos profissionais do HDES na resposta às consequências do incêndio que afetou a unidade hospitalar.

Desde a retoma dos serviços, o hospital tem registado uma média de 250 a 300 utentes diários nas urgências, números semelhantes ao período anterior ao incidente. Bolieiro referiu ainda que os Serviços de Atendimento Urgente dos Centros de Saúde têm desempenhado um papel complementar na resposta hospitalar, ajudando a evitar a sobrecarga das urgências.

O governante considerou “um sucesso” a resposta imediata do executivo ao incidente e garantiu que todas as decisões foram tomadas com base em “critérios técnicos e científicos”. Reforçou ainda a confiança na Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, destacando a sua capacidade técnica e conhecimento na gestão da situação.

“Não estamos a tratar, quando se trata de um hospital, de um objeto de construção civil, mas sim de um complexo de oferta de cuidados de saúde, de tratamento da doença, que deve considerar sobretudo a componente clínica, e o papel dos profissionais de saúde”, concluiu José Manuel Bolieiro.

José Pedro Aguiar-Branco encerrou esta quarta-feira a sua visita oficial à Região, que incluiu passagens pelas ilhas de São Miguel e Faial.

© GRA | Foto: MM | PE