GOVERNO REGIONAL REFORÇA APOIO À UNIVERSIDADE DOS AÇORES COM NOVAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, destacou terça-feira, na Horta, a “relevância estratégica” do investimento em novas residências universitárias para a Universidade dos Açores, sublinhando que a iniciativa visa garantir melhores condições para a investigação e para o desenvolvimento da Região.

A declaração foi feita durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da residência universitária da Horta, na ilha do Faial. Segundo Artur Lima, o objetivo do projeto é “salvaguardar o bem-estar dos jovens que encontram no Faial a sua casa académica, mas também captar novos alunos que veem a Universidade dos Açores como uma entidade robusta e capaz de fornecer uma formação de alto nível”.

O governante adiantou que, para viabilizar este investimento, o Governo Regional, através da Vice-Presidência, cedeu o terreno onde será edificada a nova infraestrutura, em articulação com a Reitoria da Universidade dos Açores.

Artur Lima aproveitou a ocasião para destacar o esforço do Executivo no apoio aos estudantes, revelando que, desde 2021, foram atribuídas 450 bolsas de estudo, totalizando mais de 1,2 milhões de euros. “Isto é investir em ciência”, reforçou.

O Vice-Presidente salientou ainda que o Governo Regional tem apostado de forma crescente na ciência e inovação, não apenas em termos financeiros, mas também através da criação de condições materiais e imateriais. Um dos exemplos mencionados foi a cedência de parte das antigas instalações do Centro de Saúde da Horta para o funcionamento do Departamento de Oceanografia e Pescas.

Na segunda-feira, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da residência universitária de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Artur Lima sublinhou o reforço do financiamento destinado à tripolaridade da Universidade dos Açores. “Quando cá cheguei eram apenas 350 mil euros e hoje é cerca de um milhão de euros”, referiu, acrescentando que, desde o início da atual governação, o investimento na Universidade aumentou mais de 250%.

Encerrando o seu discurso na Horta, o Vice-Presidente do Governo considerou a cerimónia um “momento que assinala uma visão concertada e estratégica do Governo para o desenvolvimento equilibrado da Região”. Concluiu afirmando que esta residência universitária será uma base para a produção científica, nacional e mundial, realizada nos Açores.

© GRA | Foto: VPGRA | PE