
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou na segunda-feira que o Governo Regional dos Açores já concretizou ou tem em execução investimentos na ordem dos 11 milhões de euros no concelho do Nordeste. A governante falava durante a cerimónia de comemoração do 27.º aniversário da Escola Profissional do Nordeste, onde foram inauguradas várias infraestruturas requalificadas com o apoio do executivo açoriano.
Segundo a nota de imprensa divulgada, esta terça-feira, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral afirmou que, “através de políticas e programas de apoio realistas”, o Governo Regional tem procurado “proporcionar as condições necessárias para que as instituições possam cumprir, com cada vez maior qualidade e eficácia, a sua missão”, sublinhando que a “educação e a formação não são exceção”.
A governante salientou ainda que “investir na requalificação das infraestruturas educativas é uma máxima deste XIV Governo Regional”, considerando que tal investimento “proporciona melhores condições de aprendizagem e trabalho a alunos e professores” e “contribui para a criação de um ambiente propício à excelência”. Berta Cabral reforçou que a melhoria das infraestruturas escolares está alinhada com a estratégia de crescimento económico baseada no conhecimento e na inovação, fatores determinantes para a competitividade.
Outro dos objetivos apontados pela titular da pasta das Infraestruturas é a promoção da fixação de jovens no concelho, bem como o incentivo ao empreendedorismo e à criação de negócios sustentáveis. “A valorização do Nordeste tem sido atestada, ao longo do tempo, com excelentes resultados e tem dado azo ao empreendedorismo e à aposta na excelência, desde logo no alojamento turístico”, referiu.
De acordo com Berta Cabral, a oferta de alojamento turístico no Nordeste ultrapassa as 170 unidades, entre empreendimentos turísticos e alojamento local, totalizando mais de 860 camas, “o equivalente a oito hotéis de 100 camas”. A governante defendeu a necessidade de “explorar e potenciar, com criatividade, as potencialidades endógenas do concelho”, promovendo o turismo de natureza e sustentabilidade, bem como os serviços complementares à atividade turística, como a restauração e o comércio.
Na sua intervenção, dirigindo-se aos responsáveis pela Escola Profissional do Nordeste, que funciona sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia, Berta Cabral destacou o papel da instituição na formação da juventude local e garantiu que o Governo Regional continuará a apostar “na qualificação e na inovação”, para que o estabelecimento de ensino “continue a ser um farol de conhecimento e progresso para as gerações futuras”.
As obras de requalificação da escola contemplaram a reparação, conservação e melhoramentos nos edifícios de formação, num investimento de aproximadamente 80 mil euros. Além disso, foi adquirida uma vasta gama de equipamentos informáticos, pedagógicos e digitais, através da Secretaria Regional do Emprego, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
© GRA | Foto: SRTMI | PE
