REFORÇO DO SUBSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AGUALVA/PRAIA GARANTIRÁ MELHOR QUALIDADE E SEGURANÇA

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, afirmou que o reforço do Subsistema de Abastecimento de Água Agualva/Praia permitirá ultrapassar os riscos de contaminação da água para consumo público no concelho. A declaração foi proferida durante a apresentação do projeto, realizada esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

O projeto, com conclusão prevista para o final de 2026, beneficiará cerca de 40% da população do concelho, permitindo encerrar três furos – Pico Celeiro, Areeiro e Barreiro – que apresentam intrusão salina e risco de contaminação por fluoretos. Segundo Vânia Ferreira, citada em nota de imprensa do Gabinete de Comunicação do município, a empreitada garantirá “água de melhor qualidade, com maior fiabilidade e através de uma rede requalificada e com mecanismos de controlo modernos, eficazes e eficientes” para as populações das Fontinhas, São Brás, Vila das Lajes e Santa Cruz.

A obra está orçada em 5,3 milhões de euros, integralmente financiados pelo Fundo Ambiental, e será gerida pela empresa municipal Praia Ambiente. O financiamento foi desbloqueado em junho de 2024, através de um protocolo assinado entre o Fundo Ambiental e a Praia Ambiente. A Presidente da Autarquia destacou o papel do atual Governo da República neste processo, enaltecendo a Ministra do Ambiente e os responsáveis do Fundo Ambiental pelo seu empenho na concretização do projeto.

“Fica provado que quando há vontade, existe solução para os problemas, a bem das populações”, sublinhou Vânia Ferreira, acrescentando que a Praia Ambiente continua a contar com o apoio do Fundo Ambiental para as análises regulares à água e para a construção da rede de abastecimento aos bairros Nascer do Sol e Beira-Mar, nas imediações da Base das Lajes.

A autarca aproveitou ainda para apelar à Ministra do Ambiente e Energia a continuidade dos investimentos na efetiva descontaminação ambiental do concelho, frisando que o compromisso do Governo da República tem sido evidenciado através de ações concretas e não apenas intenções.

Nas próximas semanas, a empreitada será submetida a concurso público internacional, estando prevista a sua conclusão para o final de 2026.

Entretanto, na quinta-feira, dia 06 de fevereiro, a empresa municipal Praia Ambiente e o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) assinaram um protocolo que permitirá a ligação do subsistema Agualva/Praia ao Furo do Cabouco do Cume, gerido pelo IROA, um passo essencial para a concretização do projeto.

Durante a manhã do mesmo dia, a Ministra do Ambiente e Energia, acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal e outros responsáveis, visitou vários investimentos de captação de água no concelho associados à empreitada apresentada.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE