MARGARIDA BLASCO ANUNCIA REFORÇO DE AGENTES DA PSP E MILITARES DA GNR EM PONTA DELGADA

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anunciou na semana passada, durante uma audiência com o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, o reforço do efetivo da PSP e da GNR no concelho e na ilha de São Miguel.

De acordo com a governante, “dentro em breve, serão colocados nesta ilha mais 13 militares da GNR”. Relativamente ao aumento de agentes da PSP, Margarida Blasco adiantou que o planeamento está em curso, assegurando que “a nossa parceria será longa”.

A Ministra destacou ainda a sensibilização do Presidente da Câmara para a importância dos recursos humanos nas forças de segurança e garantiu que está empenhada em garantir que “todas as pessoas desta terra tão bonita se sentissem tão seguras como se em sua casa estivessem”.

Durante a reunião, Margarida Blasco sublinhou a “relação profícua” estabelecida com Pedro Nascimento Cabral, que tem permitido o desenvolvimento de vários projetos para reforçar a segurança em Ponta Delgada. “Sem o seu contributo, sem a sua maneira de ver os problemas e forma como conhece as pessoas desta sua autarquia, não teria sido possível chegar ao ponto em que chegámos”, afirmou a Ministra.

Pedro Nascimento Cabral, por sua vez, expressou o seu agradecimento pelo compromisso da Ministra da Administração Interna e realçou a importância da instalação de 19 câmaras de videovigilância no centro histórico, um processo que está na fase final. “Estamos a ultimar o caderno de encargos para a aquisição destas câmaras de videovigilância que, num protocolo celebrado com a Polícia de Segurança Pública, permitirá trazer a esta cidade um maior sentimento de segurança”, afirmou o autarca.

Apesar de a Câmara Municipal de Ponta Delgada não ter competências diretas na área da segurança pública, a autarquia reforçou o corpo de efetivos da Polícia Municipal em quase 60%, com o objetivo de aumentar a presença nas ruas e dissuadir comportamentos ilícitos no concelho.

© CMPD | Foto: HM/CMPD | PE