MUNICÍPIO DA MADALENA ANUNCIA CRIAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DA RENDEIRA

A Casa do Povo de São Mateus foi palco, na sexta-feira, da Feira das Tradições, um evento que celebrou a cultura local, aliando música, etnografia e artesanato tradicional.

De acordo com a nota divulgada hoje, dia 10 de fevereiro, no portal da Câmara Municipal da Madalena, a iniciativa contou com atuações dos Cantilena – Coro Intergeracional do Centro de Formação Artística da Madalena – e da Orquestra Lava Big Band, bem como com uma seleção dos melhores vinhos dos produtores locais.

Durante a noite, o público teve a oportunidade de assistir a demonstrações ao vivo da confeção de rendas, protagonizadas por experientes rendeiras picarotas, num momento que enalteceu a tradição artesanal da região.

A Presidente da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito, aproveitou a ocasião para anunciar a intenção do Município de instituir o Dia Municipal da Rendeira, a ser celebrado a 7 de fevereiro, data de nascimento de Rosa Garcia, figura de referência na Indústria Caseira de Rendas.

“Hoje, damos início a um novo tempo na promoção das Rendas do Pico. Aqui, anuncio que vamos propor em reunião de Câmara a instituição deste dia, o dia 7 de fevereiro, como o Dia Municipal da Rendeira”, declarou a autarca, sublinhando ainda a importância de São Mateus na história desta arte.

Catarina Manito destacou igualmente que a freguesia de São Mateus foi e continua a ser um dos principais centros da Indústria Caseira das Rendas, anunciando a criação da Casa das Rendas, um novo espaço dedicado à valorização e preservação desta tradição.

A Feira das Tradições revelou-se, assim, um marco na promoção do património cultural madalenense, reforçando o compromisso do Município em preservar e dinamizar as artes e ofícios locais.

© CMM | Foto: CMM | PE