
Os deputados do PS/Açores eleitos por Santa Maria, Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa, alertaram a semana passada, durante uma visita ao local, para a insegurança da Estrada dos Picos, em Vila do Porto, devido a intervenções inadequadas na zona. De acordo com uma nota de imprensa do PS/Açores, as obras realizadas não fazem parte do projeto LIFE SNAILS e levantam preocupações quanto à gestão dos trabalhos e seus impactos ambientais.
Os deputados manifestaram preocupação com a segurança da Estrada dos Picos após a inspeção aos trabalhos do projeto LIFE SNAILS. Durante a visita, os parlamentares constataram que algumas intervenções realizadas na zona não estavam abrangidas pelo projeto europeu, levantando dúvidas sobre a gestão e execução das obras.
O projeto LIFE SNAILS tem como objetivo a conservação de três espécies de caracóis terrestres endêmicos da ilha, através da conversão de matas compostas por espécies invasoras em vegetação endêmica. No entanto, segundo os deputados socialistas, os trabalhos de limpeza e movimentação de terras realizados na zona não seguiram os padrões técnicos adequados, o que pode comprometer a estabilidade dos taludes e colocar em risco os utilizadores da via.
“As intervenções mecânicas entre a base e a crista do talude, bem como outras situações identificadas a jusante da estrada, não foram realizadas no âmbito do LIFE SNAILS nem contaram com acompanhamento técnico especializado”, denunciou a deputada Joana Pombo Tavares. “É inaceitável que o Governo Regional tente associar estas intervenções ao projeto LIFE para ocultar a verdadeira origem das obras, que já causaram danos evidentes”, acrescentou.
Os deputados alertaram para os impactos negativos das intervenções inadequadas, incluindo a desestabilização dos taludes, raízes expostas e pequenos desmoronamentos de terra. Além disso, foram identificadas árvores derrubadas para o leito da ribeira na Ponte dos Agriões e marcas de maquinaria em zonas rochosas, reforçando a falta de planejamento na execução dos trabalhos.
“A estrada chegou a ser encerrada discretamente em outubro de 2024 para correção de parte dos danos, mas muitos pontos continuam sem proteção adequada, aumentando o risco de desmoronamentos”, alertou Joana Pombo Tavares.
Perante estas situações, o Grupo Parlamentar do PS/Açores anunciou que irá questionar o Governo Regional sobre a existência de um parecer técnico do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e sobre as medidas previstas para garantir a segurança da Estrada dos Picos.
Joana Pombo Tavares destacou ainda a importância dos projetos LIFE, conquistados por anteriores governos socialistas, que representam um investimento de 45 milhões de euros para a conservação da biodiversidade nos Açores. O LIFE SNAILS continua em execução, contribuindo para a recuperação de habitats naturais essenciais para a fauna e flora endêmicas da ilha de Santa Maria.
© PS/A | Foto: PS/A | PE
