SÃO ROQUE DO PICO: AVANÇA RECONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS E CRIAÇÃO DE CENTRO DE DIA

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu sexta-feira, dia 07 de fevereiro, à cerimónia de lançamento da primeira pedra da reconstrução e ampliação da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e da criação de uma valência de Centro de Dia em São Roque do Pico. O projeto, que representa um investimento de cinco milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa aumentar o número de vagas e melhorar as condições dos utentes, respondendo às necessidades atuais da população idosa da ilha.

Na cerimónia, que contou com a presença da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico, Maria Manuela Goulart Pereira, da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Susana Alexandra Azevedo Vasconcelos, e de diversas entidades locais, Mónica Seidi destacou o simbolismo da iniciativa.

“Este dia tomará forma ao longo do tempo, dando resposta a, pelo menos, mais 19 utentes. O Governo Regional dos Açores não abdicará nunca das condições de segurança que, ao lado dos 57 trabalhadores desta instituição, garante diariamente às exigências da atualidade, desde o licenciamento ao conforto dos nossos utentes”, afirmou a governante citada em nota de imprensa.

O projeto inclui a reabilitação e requalificação do espaço existente, bem como uma ampliação que permitirá não só aumentar o número de vagas, mas também adequar as instalações às regulamentações mais recentes. Desde 2021, os acordos com a Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico já ultrapassaram os 500 mil euros, reforçando o compromisso do Executivo regional com a instituição.

Mónica Seidi encerrou a sua intervenção sublinhando o caráter humanista do investimento. “As pessoas estão sempre em primeiro lugar. Não é um investimento apenas em betão, é em humanismo, como aquele que vemos nesta instituição, com funcionários e órgãos dirigentes a trabalhar diariamente em prol dos mais vulneráveis”, concluiu.

A obra representa um passo significativo no reforço da rede de apoio social na ilha do Pico, garantindo melhores condições para a população idosa e reforçando a resposta institucional às necessidades da comunidade.

© GRA | Foto: SRSSS | PE