GOVERNO DOS AÇORES INVESTE NA REABILITAÇÃO DO LAR DE IDOSOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO NORDESTE

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, esteve ontem presente na apresentação do Projeto da Obra de Remodelação e Reabilitação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, na ilha de São Miguel. A iniciativa, que visa melhorar as condições de habitabilidade e bem-estar dos utentes, representa um investimento superior a 7,7 milhões de euros, financiado pelo Governo Regional dos Açores através da Direção Regional da Solidariedade Social e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com a nota de imprensa emitida pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, este projeto permitirá a reabilitação integral do edifício onde funciona o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, garantindo melhores condições de segurança e conforto para os seus residentes. “Estamos a falar de maximizar as condições de segurança e bem-estar dos nossos utentes; esta reabilitação, além de adequar a estrutura às necessidades, vai ainda permitir aumentar em quatro vagas a capacidade do edifício”, destacou, citada na referida nota, Mónica Seidi.

A intervenção tem um prazo de execução de 360 dias e pretende harmonizar as exigências regulamentares com o conforto e qualidade de vida dos utentes, tendo como princípios fundamentais a humanização, o respeito pela privacidade e a individualidade dos residentes.

O concurso para a execução da obra foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE – n.º 22, com o Anúncio n.º 40/2025 de 31 de janeiro de 2025.

A Secretária Regional reforçou ainda o compromisso do Executivo na melhoria das respostas sociais da região. “O Governo Regional dos Açores continua a implementar respostas sociais de qualidade e de apoio a todos os cidadãos açorianos, em particular os mais fragilizados”, concluiu.

© GRA | PE