DERROCADA NO CAMINHO FLORESTAL ALTERNATIVO À ESTRADA REGIONAL DO RAMINHO

Uma derrocada de rocha e terra de alguma dimensão ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira no Caminho Florestal alternativo à Estrada Regional do Raminho, na ilha Terceira. A informação foi divulgada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em nota à imprensa, que atribui o incidente à permanente instabilidade dos taludes naquela zona.

A situação foi prontamente resolvida pela Direção Regional das Obras Públicas, com o apoio da empresa Tecnovia, responsável pela empreitada de melhoria desta via alternativa. A obra de beneficiação prosseguirá dentro da normalidade possível, visando a melhoria das condições de circulação e a criação de uma alternativa viável à estrada regional.

Entretanto, a empreitada de estabilização do talude da Estrada Regional do Raminho encontra-se na fase final do respetivo processo administrativo de adjudicação, aguardando posterior envio ao Tribunal de Contas.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas alertou para a insegurança que caracteriza toda aquela área, em virtude dos efeitos da crise sismovulcânica no vulcão de Santa Bárbara, ativa desde 2022, e agravada pelas condições atmosféricas adversas dos últimos meses.

Dada a situação, a Secretaria apela à população para que circule com a máxima cautela, respeitando a sinalização existente e evitando, sempre que possível, a permanência em zonas de risco. Reforça ainda a importância da compreensão e do sentido de responsabilidade de todas as entidades envolvidas, sublinhando que a segurança das pessoas continuará a ser a principal prioridade.

© GRA | PE