VILA FRANCA DO CAMPO INVESTE EM NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO NA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, acompanhado do restante executivo, inaugurou em janeiro um novo parque de estacionamento na Rua das Hortas, freguesia de São Miguel, num investimento de 180 mil euros. Segundo a nota de imprensa divulgada pela autarquia internet, hoje consultada pelo Praia Expresso, a infraestrutura visa resolver a carência histórica de lugares na zona, disponibilizando 24 vagas, incluindo uma para veículos de cidadãos com mobilidade reduzida e duas equipadas com postos de carregamento para viaturas elétricas.

Citado na referida nota, o edil sublinhou que “esta obra reflete o compromisso da autarquia com o desenvolvimento equilibrado do concelho, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e incentivando a mobilidade sustentável”. A iniciativa insere-se num plano mais amplo de requalificação urbana, que tem como prioridade a otimização do fluxo rodoviário e a redução do estacionamento informal.

A criação de parques de estacionamento estratégicos é fundamental para o ordenamento de centros urbanos, sobretudo em localidades com forte atividade comercial ou turística. Além de descongestionar vias, estas estruturas promovem acessibilidade, facilitando o acesso a serviços e comércio, e incentivam a adoção de veículos menos poluentes, como comprovam as vagas dedicadas a elétricos. Estudos indicam que a disponibilidade de estacionamento organizado está diretamente ligada ao dinamismo económico, atraindo investidores e visitantes.

A freguesia de São Miguel, onde se situa o novo parque, é uma das mais emblemáticas e importantes do concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, onde se localiza a Câmara Municipal. Conhecida pelo seu património histórico — como a Igreja Matriz do século XV — a região combina tradição com modernidade, sendo um polo de comércio e serviços. A aposta em infraestruturas modernas, como o recente estacionamento, reforça o seu papel central na vida quotidiana do município, equilibrando as necessidades de residentes e turistas.

© CMVFC | Foto: CMVFC | PE