
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou ontem na reunião plenária do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), assinalada pela tomada de posse dos novos membros do órgão, agora presidido por Piedade Lalanda.
De acordo com a Nota de Imprensa divulgada pelo Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro sublinhou a relevância do CESA enquanto espaço de diálogo e concertação social, destacando o seu papel essencial na promoção da democracia participativa na Região.
“Este é um órgão que tem, no quadro da sua visão, um objetivo, o de fortalecer a democracia participativa na autonomia dos Açores. De assegurar que a liderança da opinião cívica possa ter organização e agregação através do Conselho Económico e Social dos Açores”, afirmou o governante.
O Governo dos Açores reafirmou ainda o seu compromisso em garantir as condições necessárias para que o CESA exerça as suas funções com independência e eficácia, comprometendo-se a disponibilizar os meios adequados dentro das possibilidades logísticas e orçamentais da Região.
Durante a sessão, José Manuel Bolieiro reiterou a abertura do executivo para apoiar o Conselho no cumprimento da sua missão, defendendo a necessidade de um “trabalho conjunto que promova um debate democrático e inclusivo” sobre as questões económicas e sociais que impactam os Açores.
O Presidente do Governo destacou ainda o contributo do CESA para o desenvolvimento sustentável da Região, reforçando a confiança numa perspetiva reformista e numa atuação dinâmica do Conselho, capaz de acompanhar os desafios e oportunidades das nove ilhas do arquipélago.
© GRA | Foto: DR | PE
