
O Grupo Municipal da Coligação PSD/CDS/PPM em Angra do Heroísmo denunciou o “mau estado de conservação” da Escola EB1/JI das Cinco Ribeiras, alertando para uma “negligência na manutenção tempestiva” daquela infraestrutura municipal. A crítica surge na sequência do recente desabamento de um teto no estabelecimento de ensino, que colocou em risco a segurança das crianças.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pelo PSD/Açores, a deputada municipal Luísa Barcelos revelou que foi entregue um requerimento à Mesa da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo a solicitar “o esclarecimento cabal sobre o estado de conservação da escola das Cinco Ribeiras”. A social-democrata sublinhou a gravidade do incidente, frisando que “o que aconteceu na Escola EB1/JI das Cinco Ribeiras é especialmente grave porque colocou em causa a segurança de crianças, num contexto que deve primar e zelar pelo conforto de quem frequenta um recinto escolar”.
Luísa Barcelos criticou ainda a postura do executivo municipal, afirmando que “a saúde financeira do município é bastas vezes apregoada, e isso deveria significar a manutenção dos espaços municipais, especialmente dos espaços que são utilizados diariamente pelos cidadãos do concelho”. Acrescentou ainda que “o mau estado da escola só se tornou do conhecimento público perante a evidência do desabamento do referido teto, o que nos leva a questionar o estado de conservação dos demais equipamentos municipais”.
Apesar das críticas, o grupo municipal da coligação destacou “a total cooperação e articulação das entidades envolvidas em todo o processo”, nomeadamente na relocação temporária da atividade pedagógica dos alunos para a EB1/JI de São Bartolomeu, em coordenação com a EBS Tomás de Borba e os encarregados de educação.
A deputada social-democrata referiu ainda que “foi garantido, desde logo, o transporte escolar pela Direção Regional da Educação e Administração Escolar, até que a EB1/JI das Cinco Ribeiras seja alvo da intervenção que torne possível a retoma da sua normal atividade”.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
