
A nova Estrutura Modular do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, está preparada para receber, a partir de quarta-feira, 05 de fevereiro, os utentes do Serviço Regional de Saúde que se encontram internados no Hospital CUF Açores. A informação foi divulgada este domingo, através de nota de imprensa, na qual se detalha o processo de transferência e as condições das novas instalações.
De acordo com a nota, a transferência dos utentes ocorrerá de forma faseada e segura, num processo coordenado entre os serviços de saúde, a Proteção Civil e a Equipa de Gestão de Vagas. A Estrutura Modular está apta a acolher 92 utentes, o equivalente a 24% das vagas existentes atualmente, distribuídas por diversas especialidades, incluindo Obstetrícia (9 vagas), Neonatologia (10), Cuidados Intensivos (6) e Cuidados Continuados (7), além de vagas para internamento geral. A unidade integra ainda um Bloco de Partos totalmente equipado, dispondo de uma sala de operação, quatro salas de indução, uma sala de partos e quatro recobros.
A nova infraestrutura, que ocupa uma área de 1.400 metros quadrados, foi projetada para prestar serviços de urgência crítica e não crítica, contando com equipamentos médicos de última geração. Entre os novos dispositivos, destacam-se o Sistema de Terapia de Infusão Integrada da Bbraun, soluções de Videolaringoscopia Philips, Ecografia Siemens e Pendentes Drager, bem como um parque completo de camas diferenciadas da Baxter-Hillrom e equipamentos avançados de Ressonância Magnética, TAC e RX.
Em visita às instalações, realizada este domingo, 02 de fevereiro, estiveram presentes o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Durante a visita, Ana Paula Martins descreveu a Estrutura Modular do HDES como “do mais moderno” existente na Europa e no mundo, sublinhando que se trata de “tecnologia do futuro”, que servirá de referência para o desenvolvimento do programa funcional do HDES. Já Mónica Seidi manifestou satisfação pelo regresso dos utentes ao perímetro do Hospital de Ponta Delgada e destacou a participação, na visita, de profissionais de saúde e representantes das Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros.
© GRA | Foto: MM | PE
