
Um Boeing 777 da companhia aérea KLM efetuou, no passado dia 01 de fevereiro, sábado, uma aterragem de emergência na Base Aérea N.º 4 (BA4), na vila das Lajes. A informação foi confirmada este domingo nas redes sociais da BA4.
A aeronave, identificada pelo registo PH-BQC, fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Amesterdão com 250 passageiros a bordo quando foi forçada a desviar a sua rota, aterrando na base das Lajes às 08h33. Segundo a publicação da BA4, a aterragem ocorreu sem incidentes, tendo o avião sido imobilizado em segurança na pista. O incidente bloqueou a pista durante várias horas.
De imediato, equipas de emergência da BA4, elementos do Suporte Básico de Vida (SIV), o serviço de handling da SATA e bombeiros do 65ABG, destacamento americano presente na base, prestaram assistência e realizaram uma inspeção de segurança à aeronave.
Segundo avançou a Antena 1 Açores, o piloto suspeitou de um incêndio no porão e chegou mesmo a ativar os extintores desta zona. Após a aterragem e uma primeira vistoria, o incêndio não se confirmou, mas toda a carga foi retirada da aeronave para apurar a origem do fumo detetado.
Os passageiros foram encaminhados para unidades hoteleiras na ilha. A descolagem rumo ao destino, o aeroporto de Amesterdão, ocorreu na madrugada de domingo.
A KLM (Koninklijke Luchtvaart Maatschappij) é a companhia aérea nacional dos Países Baixos e uma das mais antigas do mundo ainda em operação. Fundada em 1919, integra atualmente o grupo Air France-KLM e é reconhecida pela sua vasta rede de destinos internacionais e compromisso com a inovação e sustentabilidade no setor da aviação.
© BA4 | Foto: Clélio Garcia | PE
