
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, anunciou que o investimento do Governo dos Açores em caminhos agrícolas e florestais na ilha de São Miguel ultrapassará os dois milhões de euros em 2025. A informação foi passada esta quarta-feira, dia 24 de janeiro, em nota de imprensa do Governo Regional dos Açores (GRA).
Durante uma visita ao caminho do Saramento, na freguesia de São Vicente Ferreira, em Ponta Delgada, o governante sublinhou que esta medida decorre da criação de uma ação específica no Plano Regional para 2025, prevendo um reforço significativo das infraestruturas viárias que servem a atividade agrícola e florestal.
António Ventura reconheceu o “elevado estado de degradação” de alguns caminhos, resultado de condições meteorológicas adversas e da herança recebida. No entanto, destacou que entre os quadriénios 2017-2020 e 2021-2024, o investimento nestas infraestruturas em São Miguel cresceu 68%, passando de 1,9 milhões de euros para 3,4 milhões de euros.
Apesar desse aumento, o Secretário Regional reforçou a necessidade de continuar a investir e destacou o papel da IROA S.A. (Instituto Regional de Ordenamento Agrário) neste processo. Segundo afirmou, a entidade tem um orçamento de 7,2 milhões de euros para caminhos e eletrificações, o que constitui o maior investimento na área em mais de 15 anos.
O governante salientou ainda a articulação com a Associação Agrícola de São Miguel e o Conselho de Ilha, reforçando o compromisso do Governo Regional com a melhoria das acessibilidades para os agricultores e a dinamização da economia rural da região.
© GRA | Foto: JF | PE
