LAGOA CELEBRA A 15.ª EDIÇÃO DO CANTAR ÀS ESTRELAS COM MEIO MILHAR DE PARTICIPANTES

Na próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro, a cidade de Lagoa, na ilha de São Miguel, acolherá a 15.ª edição do “Cantar às Estrelas”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Igreja Matriz de Lagoa. A iniciativa reúne tradição, música e comunidade, marcando o encerramento das celebrações natalícias nos Açores.

Segundo nota da Câmara Municipal da Lagoa divulgada na internet, hoje consultada pelo Praia Expresso, o evento terá início pelas 20h00, com a concentração dos 19 grupos participantes junto ao edifício dos Paços do Concelho. Cada grupo realizará a sua atuação, seguida de um desfile em direção à Igreja Matriz de Lagoa, em Santa Cruz, onde se realizará a segunda parte das apresentações.

A edição deste ano contará com a participação de cerca de 500 pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos. Entre os grupos envolvidos estão:

Sociedades Filarmónicas: Estrela D’Alva, Lira do Rosário e Fraternidade Rural de Água de Pau;
Escolas e associações culturais: CATL – O Borbas, Escola Básica Integrada de Lagoa, Escola Básica Integrada de Água de Pau e Associação Musical de Lagoa;
Grupos de cantares e música tradicional: Grujola, Som do Vento, Vozes do Monte Santo, Grupo de Cantares Tradicionais do Cabouco, Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, Vozes do Mar do Norte, Vozes da Vila, entre outros.
Coros e amigos: Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, Grupo Amigos de Santa Cruz, Amigos Doce Sinfonia e Grupo de Serenatas Vozes da Vila.

O “Cantar às Estrelas” faz parte das comemorações do 138.º aniversário da Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva e da festa em honra da padroeira Nossa Senhora da Estrela, que decorrem de 30 de janeiro a 2 de fevereiro em Santa Cruz. Este evento reflete a importância da preservação das tradições açorianas, ao mesmo tempo que une a comunidade local numa celebração coletiva da música e da cultura popular.

A Câmara Municipal de Lagoa destaca o papel deste evento na promoção e valorização da herança cultural dos Açores, contribuindo para fortalecer os laços comunitários e perpetuar as práticas que marcam a identidade açoriana.

© CML | Foto: CML | PE