CMPV INICIA SEMANA DAS ZONAS HÚMIDAS COM SEMINÁRIO SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Vânia Ferreira, defendeu terça-feira, 28 de janeiro, que a proteção do património natural é um “imperativo geracional”. Durante a abertura do Seminário das Zonas Húmidas, que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a autarca sublinhou a importância do envolvimento coletivo para salvaguardar a natureza e garantir a sua transmissão às futuras gerações.

“O nosso compromisso com a preservação ambiental é uma responsabilidade que atravessa gerações e exige a união e cooperação de todos para encontrar soluções que conciliem a qualidade de vida e a proteção do ambiente”, afirmou citada em nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da autarquia. Durante a intervenção, a Presidente destacou os sinais preocupantes das alterações climáticas, mas também referiu exemplos encorajadores, como o aumento da consciência comunitária sobre a regeneração dos ecossistemas e a expansão de áreas protegidas.

AÇÕES LOCAIS DE CONSERVAÇÃO

A autarca apresentou as ações desenvolvidas no âmbito da proteção ambiental, incluindo duas candidaturas a fundos do programa Açores 2030 e GRATERMAR, focadas na preservação da orla costeira e, em especial, na baía da Praia da Vitória. Vânia Ferreira destacou também iniciativas contínuas como:

  • Programa Eco Escolas (implementado desde 2005, abrangendo sete escolas do concelho);
  • Programa Escola Azul, em parceria com a Direção Geral de Política do Mar;
  • Atividades de educação ambiental**, que envolveram mais de oito mil pessoas desde 2022;
  • Prémio “Município Mais Azul” 2024**, conquistado pelo segundo ano consecutivo graças à excelência das atividades no âmbito do Programa Bandeira Azul.

SEMINÁRIO DAS ZONAS HÚMIDAS

O Seminário das Zonas Húmidas, subordinado ao tema “Proteger para o Futuro Comum”, contou com intervenções de especialistas como Francisco Maduro Dias, João Mora Porteiro, César Pimentel, Ruben Coelho, Cândida Mendes, Rosalina Gabriel e Paulo Borges. Este evento marca o início da Semana das Zonas Húmidas, promovida pela Câmara Municipal até 2 de fevereiro.

ATIVIDADES DA SEMANA DAS ZONAS HÚMIDAS

Além do seminário, o programa inclui diversas iniciativas para sensibilizar a população:

  • Sessões guiadas de observação de aves no Paul da Praia da Vitória;
  • Apresentação de livros e oficinas sobre aves;
  • Iniciativas criativas como “nature sketchers”;
  • Um percurso interpretativo sobre a baía da Praia da Vitória.

Durante toda a semana, a Loja Social e Ambiental estará em funcionamento na Casa Dr. Eugénio, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, para reforçar a ligação entre a comunidade e as práticas sustentáveis.

A Semana das Zonas Húmidas reflete o compromisso da Câmara Municipal da Praia da Vitória com a preservação ambiental e a promoção de uma consciência ecológica partilhada.

© GC-MPV | Fotos: GC-MPV | PE