ANTÓNIO VENTURA DESTACA QUALIDADE, TRADIÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO QUEIJO DOS AÇORES

Os Açores produzem anualmente 32 mil toneladas de queijo, um alimento que combina elevada qualidade nutricional, identidade regional e valor histórico. A afirmação é do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que, em nota de imprensa, assinalou o Dia Mundial do Queijo, destacando a importância deste produto para a Região.

António Ventura classificou os queijos açorianos como uma “impressão digital” da Região, sublinhando a sua genuinidade e sustentabilidade. “Os queijos açorianos trazem consigo uma identidade única, projetando as nossas ilhas pelo mundo e representando um futuro promissor”, afirmou o governante. 

O Secretário Regional destacou ainda o papel central do queijo na economia dos Açores, saudando todos os que contribuem para o seu sucesso. “O queijo desperta a conexão entre a cultura e o convívio social, enriquecendo a nossa gastronomia com uma riqueza infinita de sabores”, acrescentou.

António Ventura reforçou que a produção regional de queijo é fundamental para a sustentabilidade económica, valorização dos produtos locais e atratividade turística, através da tradição e da gastronomia açoriana. “Os nossos queijos têm sido reconhecidos em diversos concursos nacionais e internacionais, comprovando a sua qualidade intrínseca e o trabalho árduo de quem os produz”, concluiu.

Os queijos açorianos continuam a ser uma referência de excelência, reforçando o papel dos Açores como um destino onde sabor, tradição e sustentabilidade se encontram em perfeita harmonia.

O Dia Mundial do Queijo é celebrado, anualmente, a 20 de janeiro.

© GRA | Foto: SRAA | PE