VASCO CORDEIRO CONCLUI MANDATO COMO PRESIDENTE DO COMITÉ DAS REGIÕES EUROPEU COM ENCONTROS DE ALTO NÍVEL EM LISBOA

© Rui Ochoa

O Presidente do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Cordeiro, reuniu-se ontem, em Lisboa, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, e o Presidente Carlos César. As reuniões marcaram o encerramento do mandato de Cordeiro à frente do CR, tornando-o o primeiro português a liderar esta instituição europeia entre 2022 e 2025.

© Rui Ochoa

Vasco Cordeiro considerou o cargo de Presidente do CR uma das maiores honras da sua vida, destacando o seu trabalho em prol de uma União Europeia mais inclusiva, que integre todas as regiões, independentemente da sua dimensão ou localização. O seu mandato foi caracterizado por iniciativas como o fortalecimento da Política de Coesão, o apoio à Ucrânia através da Aliança Europeia de Cidades e Regiões para a Reconstrução e a promoção de uma União mais justa e democrática.

“A visão de uma União Europeia que coloque as regiões e cidades no centro é mais importante do que nunca. Durante os passados dois anos e meio, trabalhei para reforçar o perfil político do Comité das Regiões Europeu enquanto Assembleia política das autoridades locais e regionais, tornando o projeto europeu mais próximo das pessoas. Este será o legado que deixarei ao próximo Presidente”, afirmou, citado em nota de imprensa do seu Gabinete.

© Rui Ochoa

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Vasco Alves Cordeiro com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

© Gonçalo Borges Dias

No final do dia, Cordeiro reuniu-se com Pedro Nuno Santos e Carlos César na sede do Partido Socialista, onde debateram os desafios da União Europeia e das suas regiões, com especial atenção aos Açores. O ainda Presidente do CR destacou o compromisso do PS com o projeto europeu e o seu orgulho em ter contribuído para uma Europa mais forte e justa.

© PS

O mandato de Vasco Alves Cordeiro termina dentro de um mês, deixando como marca uma Presidência empenhada em aproximar a União Europeia das suas vilas, cidades e regiões, reforçando a legitimidade democrática e a solidariedade entre os territórios.

© GPCR | PE