CÂMARA DE VILA DO PORTO REFORÇA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO AEROPORTO DE SANTA MARIA EM REUNIÃO COM VINCI/ANA

Lisboa foi palco, no passado dia 20 de janeiro, de uma reunião entre a Presidente do Município de Vila do Porto, Bárbara Chaves, e o Presidente da Comissão Executiva da VINCI/ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière. O encontro teve como objetivo central fortalecer os laços entre as entidades e discutir a importância geoestratégica do Aeroporto Internacional de Santa Maria.

Citada em nota do município, Bárbara Chaves salientou que a reunião foi um passo relevante para aprofundar as relações e abordar questões fundamentais, como a reabertura noturna do aeroporto. Outros temas discutidos incluíram a manutenção da infraestrutura, o novo contrato de prestação de serviços com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria e a melhoria das zonas de estacionamento.

A presidente do município mariense sublinhou ainda a relevância do aeroporto como ponto estratégico para escalas técnicas, mencionando os vários pedidos de reabertura que comprovam a importância desta infraestrutura para a região e para o setor da aviação.

António Monteiro, Presidente da Associação LPAZ, também esteve presente na reunião e apelou à VINCI para a necessidade de preservar e recuperar o espólio histórico do Aeroporto de Santa Maria. Esta proposta, que visa envolver o município, instituições universitárias, o museu local e a LPAZ, foi bem recebida pela Comissão Executiva da VINCI.

Este encontro reforça o compromisso já demonstrado por Bárbara Chaves em dezembro de 2022, quando a autarca se reuniu pela primeira vez com Thierry Ligonnière. A Presidente da Câmara reiterou a sua total disponibilidade para colaborar em soluções que contribuam para o desenvolvimento e valorização do aeroporto, incluindo a possibilidade de uma parceria direta com a VINCI.

O Aeroporto Internacional de Santa Maria continua a ser um ativo estratégico para os Açores, e o esforço conjunto entre o município, associações locais e a VINCI promete assegurar o seu futuro como um ponto de referência na aviação e no contexto geoestratégico internacional.

© CMVP | Foto: CMVP | PE