Foi publicado esta segunda-feira, em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, o novo regulamento do MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude. As alterações visam aumentar a abrangência do programa, que desde a sua criação em 2022 tem incentivado a ocupação socioprofissional e o despiste vocacional dos jovens açorianos.
Entre as melhorias implementadas, destaca-se a ampliação dos destinatários do subprograma “MOOV Nemésio Pro”, que agora inclui jovens a frequentar o 1.º e 2.º anos dos cursos profissionais de nível IV. Anteriormente, apenas os alunos do 3.º ano eram elegíveis. Este subprograma apoia a realização de estágios curriculares numa ilha diferente daquela onde o jovem estuda.
Além disso, a bolsa de apoio foi aumentada de 90% para 100% da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) na Região. Outra novidade é a criação de um apoio financeiro destinado aos orientadores ou coordenadores de estágio, que cobre até duas deslocações à ilha onde o jovem realiza o estágio curricular.
No subprograma “MOOV Visit Pro”, que apoia visitas de estudo a Escolas Profissionais numa ilha diferente daquela de residência, o regulamento também foi ajustado. Passam a ser elegíveis não apenas os estudantes do 9.º ano do Ensino Básico, mas também os jovens a frequentar o Ensino Secundário ou equivalente no Ensino Geral.
Outro subprograma do MOOV é o “MOOV 360”, que apoia estágios socioprofissionais de curta duração (entre 1 e 2 meses) numa ilha diferente da residência do jovem. Este subprograma atribui uma bolsa equivalente à RMMG na Região, com uma majoração de 5%.
Para todos os subprogramas, o MOOV cobre as despesas com viagens de ida e volta entre a ilha de residência ou estudo e a ilha onde o jovem desenvolve as atividades previstas.
Citada em nota de imprensa, a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, destacou que estas alterações visam tornar o programa “ainda mais atrativo” para jovens, escolas profissionais e públicas, IPSS e entidades empregadoras. O objetivo principal é promover a aquisição de competências, aproximar os jovens do mercado de trabalho e sensibilizá-los para as possibilidades e oportunidades disponíveis em todas as ilhas da Região.
“O MOOV é um programa inovador que já tem demonstrado ser uma mais-valia para o desenvolvimento vocacional e profissional dos jovens açorianos. Com estas melhorias, pretendemos reforçar a sua eficácia e impacto”, frisou Maria João Carreiro.
© GRA | PE
