O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, informou ontem, dia 20 de janeiro, em nota à imprensa, que as condições meteorológicas adversas, com forte agitação marítima, estão a limitar as operações dos navios Thor e Margarethe, impossibilitando as suas atracações nos portos das ilhas das Flores e do Corvo. Esta situação tem comprometido o normal abastecimento de bens às duas ilhas.
O Governo está a monitorizar continuamente as condições meteorológicas e a mobilizar todos os recursos disponíveis para restabelecer o abastecimento o mais rapidamente possível. De acordo com as previsões, as próximas janelas de melhoria no estado do mar poderão permitir a retomada das operações já na quarta-feira.
ESTADO DAS OPERAÇÕES MARÍTIMAS
Navio São Jorge: Destinado ao abastecimento de combustíveis, o navio encontra-se atualmente na ilha do Faial e irá tentar atracar nas Flores e no Corvo na quarta-feira, caso as previsões de melhoria do estado do mar se confirmem.
Navio Margarethe: A operação deste navio enfrenta grandes limitações devido às condições adversas no trajeto para as Flores. Embora haja uma possível abertura meteorológica na quarta-feira, as previsões indicam uma ondulação desfavorável. A situação está a ser avaliada diariamente.
Navio Thor B: Prevê-se que este navio consiga operar na quarta-feira, de manhã, na ilha das Flores, e, à tarde, no Corvo, caso as condições atmosféricas se mantenham favoráveis.
SOLIDARIEDADE COM AS POPULAÇÕES
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reforçou que, apesar das limitações impostas pelas condições meteorológicas, mantém um acompanhamento permanente da situação e reafirma o compromisso de garantir o regular abastecimento às ilhas.
A nota governamental sublinha ainda a solidariedade com as populações das Flores e do Corvo, que estão a ser afetadas por esta situação adversa. O Governo compromete-se a agir de forma célere e eficaz assim que as condições meteorológicas permitirem retomar as operações de abastecimento.
© GRA | PE
