
A Juventude Socialista (JS) reuniu no passado domingo, 19 de janeiro, em Lisboa, para a primeira reunião da Comissão Nacional, após o Congresso de dezembro que elegeu Sofia Pereira como Secretária-Geral. Entre os membros eleitos, destacam-se jovens açorianos que assumem papéis de relevo na estrutura nacional.
Rodrigo Pereira, natural da Praia da Vitória, foi eleito Secretário Nacional da Juventude Socialista, tornando-se o primeiro açoriano a integrar este órgão por eleição desde 2008. Ex-dirigente da JS/Açores e Gestor de Recursos Humanos, Rodrigo Pereira sublinhou que esta eleição representa “o compromisso da Sofia Pereira com todo o território nacional, sem exceções”. Entre as prioridades que pretende defender, apontou a crise na habitação, a valorização salarial dos jovens e a construção de uma sociedade mais tolerante e justa.
Outro destaque vai para Nuno Silva, de São Miguel, que foi eleito 1.º Vice-Presidente da Comissão Nacional da JS. Carolina Amaral, da Terceira, também marca presença ao ser escolhida como representante da JS na Comissão Política Nacional do Partido Socialista.
O Congresso Nacional da JS, realizado em dezembro na Nazaré, também trouxe outros açorianos para os órgãos nacionais. Além de Nuno Silva, jovens como Luana Dias, Russell Sousa, Sara Teixeira e Simão Fonseca foram eleitos para a Comissão Nacional da JS como membros efetivos. Afonso Cambim e Carolina Amaral ocupam posições de suplentes. Daniela Guilherme foi eleita para a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira, enquanto Miguel Pimenta e Mariana Ávila assumem funções na Comissão Nacional do Partido Socialista, como efetivo e suplente, respetivamente.
Este reconhecimento do papel dos jovens açorianos na JS reforça a sua influência e protagonismo na definição das políticas nacionais para a juventude, afirmando o arquipélago dos Açores como um contributo essencial para o futuro da organização.
© CN-JS | Foto: CN-JS | PE
