RAFAEL LIMA ELEITO PRESIDENTE DO PSD/PRAIA DA VITÓRIA COM VITÓRIA EXPRESSIVA

Rafael Lima foi o grande vencedor das eleições internas do PSD/Praia da Vitória, realizadas na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro. Segundo dados apurados pelo Praia Expresso, Rafael Lima (Lista A) obteve mais do dobro dos votos do que a lista opositora (B), liderada por Tiago Borges.

O processo eleitoral visava — como noticiámos na edição da passada sexta-feira — eleger a nova Comissão Política Concelhia e a Mesa da Assembleia do PSD na Praia da Vitória. As eleições decorreram em três secções de voto: Sede, Biscoitos e Fonte do Bastardo, das 18:00 às 21:00 da noite.

O ato eleitoral gerou algumas críticas por parte de militantes, uma vez que não foi contemplado o voto em mobilidade. Alguns membros do partido ficaram insatisfeitos, acreditando que a ausência dessa opção afetou a participação e, consequentemente, os resultados.

Apesar das críticas, a vitória de Rafael Lima abre novos horizontes para o futuro político do partido no concelho.

Tiago Borges utilizou as redes sociais para parabenizar a lista adversária pela vitória e agradecer a todos os militantes que confiaram nele. O candidato derrotado fez um agradecimento especial aos “corajosos” que se juntaram ao seu projeto e manifestou a sua disponibilidade para continuar a servir o PSD/Praia da Vitória.

Também nas redes sociais, vários foram as pessoas que visitaram o perfil de Rafael Lima para o parabenizar.

Em declarações ao Praia Expresso, Rafael Lima celebrou a “adesão sem precedentes” dos militantes, classificando a vitória como “histórica”. O novo líder do PSD/Praia da Vitória destacou a importância de unir o partido e concentrar esforços nas próximas eleições autárquicas. “Com a determinação de todos os militantes do PSD, estamos prontos para voltar a vencer as eleições autárquicas”, afirmou confiante.

Na última reunião da Comissão Política Regional do PSD/Açores, em novembro de 2024, os sociais democratas delinearam como princípio geral de orientação, a recandidatura de todos os presidentes em exercício que não estejam legalmente impedidos, devido à limitação de mandatos.

Desde então, a recandidatura da atual presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, tem sido avançada pela comunicação social mainstream, sem que a mesma tenha sido desmentida. Esta mesma comunicação social apontou, como candidato do PS, o atual vereador e presidente da estrutura local do partido Marco Martins. Também aqui, a candidatura não foi, até agora, formalmente desmentida.

Para além destas duas candidaturas, há que contar com a candidatura do grupo de cidadãos eleitores “Esta é a Nossa Praia”, que muito embora ainda não a tenha anunciado oficialmente, todas as movimentações apontam nesse sentido, embora com um novo rosto candidato a liderar os destinos do Município. Para além destas três candidaturas, há que juntar as habituais candidaturas da CDU e do BE e, mais recentemente, a inevitável candidatura do Chega, cujos candidatos são por tradição conhecidos muitos mais próximo da data das eleições, que deverão ocorrer, em princípio, ou no último domingo de setembro ou no primeiro de outubro.

LISTA VENCEDORA

Comissão Política Concelhia
Presidente: Rafael Lima
Vice-Presidentes: Judite Parreira; Jorge Freitas
Vogais: Rúben Rocha; Vânia Leal; António Calado; Marco Duarte; Lucas Almeida; Catarina Meneses; André Ribeiro
Vogais Suplentes: Sandra Galvão; Daniel Nogueira; Hugo Gomes;

Mesa da Assembleia Concelhia
Presidente: Marco Fagundes
Vice-Presidente: Graça Pereira
Secretária: Paula Simões

© PE | Foto: PSD/A