A Associação Agrícola de São Miguel renovou os mandatos dos seus corpos sociais para os próximos quatro anos, confirmando Jorge Rita como presidente da instituição que lidera há vários anos. Este resultado reforça a continuidade do trabalho desenvolvido em prol do setor agrícola na ilha e na Região Autónoma dos Açores.
Jorge Rita também mantém a presidência da Federação Agrícola dos Açores, entidade representativa do movimento associativo agrícola regional. A Federação desempenha um papel fundamental como parceira nas políticas públicas para a agricultura, contribuindo com iniciativas e reivindicações para o fortalecimento de uma agricultura mais resiliente e próspera no arquipélago.
Em nota de imprensa, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, congratulou Jorge Rita pela renovação do mandato, destacando a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Agrícola de São Miguel e pela Federação Agrícola dos Açores. “É essencial na Região uma organização de cúpula com experiência, conhecimento e perspetiva futura como a Federação Agrícola, para que possamos dispor, dentro das nossas possibilidades financeiras, das melhores políticas públicas”, afirmou, citado na referida nota, o governante.
O setor agroalimentar tem um papel estratégico nos Açores, contribuindo para a riqueza regional, promovendo a fixação de pessoas e combatendo o envelhecimento populacional. Além disso, o setor sustenta a sustentabilidade ambiental, o ordenamento do território e a paisagem, sendo um aliado decisivo no turismo da região.
A renovação da liderança de Jorge Rita é vista como um sinal de continuidade e estabilidade para o setor agrícola açoriano, que enfrenta desafios crescentes, mas também apresenta oportunidades de crescimento sustentável e inovação.
© GRA | PE
