ELEIÇÕES PARA A CONCELHIA DO PSD/PRAIA DA VITÓRIA — DESTA VEZ EU QUERO VOTAR!

Antes de justificar o meu empenho em desempenhar o direito do voto como militante, embora não ativo há vários anos, gostaria de relembrar aos mais velhos e, dar algum informação aos mais novos, tanto da minha ingressão no Partido, como do meu afastamento presencial, embora nunca ideológico…

Foram, António Carmo, José Machado Martins Homem (já falecido) e Fernando Mendonça, que abriram a primeira sede do PPD na Praia da Vitória, a pedido da também na altura, instaurada sede em Angra do Heroísmo. Pouco ou nada percebíamos de politica, mas acreditávamos nas sábias palavras de Sá Carneiro, que nos oferecia um partido humanista, respeitador dos direitos do homem pelo homem e da democracia pluralista! Mais tarde, vindos da Universidade, formados respetivamente em economia e em Direito, tivemos o apoio de Alvarino Pinheiro (Já falecido), homem que tanto deu à Praia e infelizmente pouco reconhecido… e, o ainda vivo, Dr. Borges de Carvalho.

Durante muitos anos dei o meu contributo ao partido, sempre com o propósito de servir o meu país, a minha região e sobretudo a “MINHA PRAIA”, que tanto amo! Quase sempre, em prejuízo da minha família e da própria vida pessoal, que muita vez ficava para trás…

Os anos não perdoam, o cansaço também, e as obrigações pessoais e familiares, fizeram com que abandonasse a minha participação ativa e a deixasse aos mais novos, mas sem nunca abandonar as minhas convicções!

Sou Social Democrata convicto, desde a sua implantação em Portugal, pelo saudoso Dr. Francisco Sá Carneiro. Embora por vezes nas minhas crónicas ou artigos de opinião, venha demonstrando algum desagrado com o percurso do meu partido, nomeadamente em não avançar sozinho e, andar servindo de muleta a pequenas minorias que não o merecem… No meu íntimo, continuo a acreditar que a Social Democracia é o melhor rumo para Portugal e, no caso concreto, para a Região Autónoma dos Açores.

Mas afinal, depois deste resumo sobre a minha participação no PPD, agora PSD, porque quero ir votar desta vez, para a Concelhia do partido na Praia da Vitória? Nada mais simples! Porque vejo dois candidatos, logo, o sentido de pluralismo no partido e, mais do que tudo, porque a Praia no marasmo em que está, precisa de um PSD, como partido grande que é, mais ativo, mais dinâmico e resiliente nas suas convicções. Para isso, precisa de um candidato forte, nascido na Praia, que escolha a Praia para viver e morra por ela se for preciso…

Qual dos dois me inspira mais confiança? Talvez ainda seja cedo para o afirmar.

Tiago Borges apresenta hoje no Diário Insular a sua candidatura. Achei-a fraca, recheada de vários habituais chavões, pouco convincente, muito normal, de pura continuidade… É pouco! A Praia no estado em que está no momento, precisa de um partido com a grandeza histórica do PSD, e pronto para um combate quase sobrenatural, a fim de a ajudar a reerguer e honrar o seu nome de “VITÓRIA”!

Aguardo agora com alguma expetativa, o que tem para nos dizer e propor o seu adversário. Espero que não só, a casca da laranja… porque se assim for, sou capaz de ficar em casa, no conforto do meu sofá, ou junto ao teclado do computador!

Fernando Mendonça

Deixe um comentário